Últimas Notícias

Agente de saúde de 20 anos é primeiro caso de indígena com coronavírus

Uma indígena de 20 anos teve o diagnóstico confirmado de coronavírus no Amazonas, nesta terça-feira (31/03). Ela estava entre os quatro contaminados em Santo Antônio do Içá, que faz fronteira com a Colômbia. É o primeiro caso da doença em tribos de índios no Brasil.

De etnia Kocama, ela faz parte da aldeia São José. A jovem é agente de saúde indígena no estado e cuidou de um homem contaminado pelo coronavírus. Há uma semana, está em isolamento social para evitar a transmissão local.

Com o teste positivo, familiares e amigos próximos realizaram o exame e ainda aguardam o resultado.

Entre os infectados no município está um médico, que suspeita ter contraído o vírus durante viagens a Santa Catarina e ao Paraná. Outros dois indígenas da região que suspeitavam da doença fizeram o exame, com resultado negativo.

As ações de vigilância das Síndromes Gripais e de Síndromes Respiratórias Agudas Graves na região também já foram intensificadas. As pessoas que tiveram contato com a indígena estão sob atenção e os 7 testes aplicados foram enviados ao Laboratório Central em Manaus.

Os cuidados com o coronavírus em relação aos povos indígenas estão sob a responsabilidade da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), ligada ao Ministério da Saúde e que coordena 34 Distritos Especiais de Saúde Indígena (Dsei) espalhados pelo país. “A Sesai permanece atenta e trabalhando para atender aos mais de 800 mil indígenas aldeados e presentes em todo o Brasil”, informou o órgão, em nota.

No fim da tarde, ao apresentar os últimos números sobre a Covid-19 no país, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, disse que a possibilidade de a doença se espalhar entre os povos indígenas é “uma grande preocupação” de todas as autoridades. “A história [demonstra que] os índios sempre tiveram uma resposta muito diferente [dos não índios] e podem ter curvas maiores em relação à morbidade e a letalidade em relação a esta doença. Estamos alertando. Já houve lideranças indígenas chegando [de viagem ao] exterior às quais foi recomendado que não fosse para a aldeia, que cumprisse uma quarentena de 14 dias, e que teimou e foi”, declarou Mandetta.

A Agente de Saúde está em quarentena, para evitar que o vírus se espalhe na comunidade.

Fonte: Metrópoles

Nenhum comentário

Cuidado: Quem escolhe falar o que quer, pode acabar ouvindo o que não quer. Então use as palavras com sabedoria, educação e inteligência ao postar ok? Abraços!!!