Ministério da Saúde adia o prazo para que o ACS cadastre a população.
Através da portaria 1.696 de 3 de julho de 2020, o Ministério da Saúde adia o prazo para o cadastramento dos usuários do SUS, promovido pelos Agentes Comunitários de Saúde de todo o Brasil.
O novo financiamento da Atenção Primária, aplicado pelo governo Bolsonaro vem com o objetivo de alterar a forma de repasse que antes era pelo quantitativo total da população e que esse novo modelo é pela quantidade de pessoas cadastradas pelos ACS's.
E diante disso, o governo federal tinha estipulado o prazo inicialmente até abril de 2020, devido a pandemia do novo coronavírus, o prazo foi dilatado para 30 de julho e agora o prazo foi dilatado novamente para o prazo de 31 de Agosto.
Mas há uma pegadinha aí:
O ministério da saúde adiou o cadastramento de 100% da população, mas determinou que em agosto a cobertura do cadastramento deve estar em 70%. Podendo trazer prejuízos aos municípios.
Na minha opinião o prazo era para ser dilatado até dezembro de 2021, pois dá tempo da categoria e os municípios se adequarem e assim trabalhar com mais tranquilidade, ainda mais nesse período de pandemia.
Você sabia que com o novo financiamento o PMAQ vai acabar?
Isso mesmo, o PMAQ ele vai acabar com o novo financiamento. No vídeo abaixo eu esclareço tudo isso para vocês. Basta clicar abaixo e assistir:
Nenhum comentário
Cuidado: Quem escolhe falar o que quer, pode acabar ouvindo o que não quer. Então use as palavras com sabedoria, educação e inteligência ao postar ok? Abraços!!!