Últimas Notícias

O FNARAS, representado pela AASA/BA vai até Feira de Santana para ajudar os Agentes de Endemias demitidos

Após a divulgação da demissão dos Agentes de Endemias em Feira de Santana, a AASA/BA, representando o FNARAS, foi até a região para ver a situação "in loco" e criar uma forma de ajudar os pais e mães de família que foram exonerados.

Breve esclarecimento o caso:

No dia 27/02/2022, cerca de 51 agentes de endemias foram exonerados após 13 anos de serviços prestados ao município.

Segundo eles, os mesmos foram aprovados, no concurso de Agente Comunitário de Saúde em 2008, mas ficaram no cadastro de reservas. Porém, foram aproveitados como Agente de Endemias através de contrato temporário de um ano, renovado durante esse período. Agora após 13 anos, todos foram exonerados.

Objetivo da visita:

Diante do acontecimento, no qual assustou a todos, a AASA foi ao Município, representando o FNARAS, e em conjunto com a Associação dos Agentes do Programa Endemias de Feira de Santana - AASPE, nos reunimos com o pessoal com o objetivo de entender a situação e ajudar aos trabalhadores nessa condição.

"Vamos tentar tudo que estiver ao nosso alcance", diz o Presidente da AASA/BA e diretor do FNARAS, Ivando Antunes: "Não podemos deixar esses trabalhadores abandonados, após uma manobra nefasta da gestão municipal, abusando da boa fé destes trabalhadores," conclui.

A Dra. Elane Alves, assessora jurídica do FNARAS, em conjunto com a Presidenta da Entidade, Valda ACS, também estão acompanhando o caso e busca ajudar: "O FNARAS está auxiliando na criação de uma emenda a Lei Orgânica, de forma a que venha colaborar para a resolução da situação dos Agentes de Endemias, demitidos em Feira de Santana. Esperamos que a Câmara de Vereadores, assim como o Executivo Municipal, se sensibilizem e aprovem o modelo que estamos encaminhando", finaliza Alves.

Já a assessoria jurídica da AASA/BA, através de Dr. Yuri Arléo, complementa: "Temos que criar dispositivos legais afim de que esse tipo de prática não se perpetue, e com isso estamos também elaborando um PL em conjunto, para proteger esses trabalhadores."

"Esperamos que dê tudo certo", desabafa a Presidente da AASPE, Isabel Cristina, "porque não somente os trabalhadores perdem com a demissão desse pessoal, mas sim toda a população de Feira de Santana, já que perdem trabalhadores dedicados e que já tem a experiência do campo e o trabalho consolidado. Por essa razão, temos que fazer de tudo, para que eles possam retornar as suas atividades."

A AASA/BA, o FNARAS e a AASPE estão acompanhando de perto essa situação e em breve traremos novidades para a categoria e esperamos que sejam a melhor.

Nenhum comentário

Cuidado: Quem escolhe falar o que quer, pode acabar ouvindo o que não quer. Então use as palavras com sabedoria, educação e inteligência ao postar ok? Abraços!!!