Últimas Notícias

Gratificação de Risco de 40% para os Agentes de Saúde Já!

Essa é uma discussão muito longa e muito discutida entre nós os Agentes de Saúde sobre um benefício que é dado aos Guardas Municipais e ao Salvamar outras categorias do Município de Salvador que é a Gratificação de Risco.

O que é Gratificação de risco?

É a remuneração paga para o servidor que exerce a função de perigo.

A Guarda Municipal o Salvamar, Transalvador entre outros recebem esse tipo de gratificação que equivale a 40% de remuneração.
E inclusive o pessoal administrativo da GM também recebe.

Mais, uma questão:

Por que nós Agentes de Saúde não recebemos esse tipo de Gratificação?

Nós entramos em favelas, em casas de pessoas que nunca vimos na vida, temos vários casos de assaltos, ameaças e inclusive as mulheres, guerreiras do SUS são constantemente assediadas correndo um iminente perigo de serem ESTUPRADAS. 

Muitas colegas são assediadas no nosso âmbito de trabalho, em um dos casos uma Agente relatou que entrou na casa de um morador e na saída o mesmo passou a mão nela e riu.

E fiquei sabendo que houve um caso de estupro na campanha, não sei se é verdade, mas a pessoa que contou disse que colega não quis se expor, porque ela estava com medo, e ela tinha marido e filhos e tinha receio do marido larga-lá e se  afastou do serviço com depressão. Não sei se é verdade, mas depois dessa notícia o supervisor mandou trabalharmos em casal, que em tese ajuda, mas não adianta muito já que na hora de trabalhar no imóvel entramos sozinhos.

Somos assaltados e a própria "chefia" nos orienta a não fazer um B.O. de ocorrência porque pode "sujar" a área onde trabalhamos e não poderemos trabalhar novamente na mesma.

Então a pergunta: Depois dessas situações será que merecemos ou não nossa Gratificação de Risco? Pois se até o pessoal da Guarda Municipal que trabalha internamente no administrativo recebe, porque esse benefício não se estende a nós, que descemos becos e vielas todos os dias no trabalho?

Com a resposta o Prefeito de Salvador, o Secretário de Saúde e o Secretário da SEMGE.

Se os Excelentíssimos Senhores não derem a resposta, nós daremos com Luta, determinação e GREVE!


"A injustiça num lugar qualquer é uma ameaça à justiça em todo o lugar."

Martin King


Nenhum comentário

Cuidado: Quem escolhe falar o que quer, pode acabar ouvindo o que não quer. Então use as palavras com sabedoria, educação e inteligência ao postar ok? Abraços!!!