Últimas Notícias

4 cursos úteis para os ACE's

O conhecimento sobre Dengue é fundamental para prevenir e controlar esta doença que tem tirado a vida de milhares de pessoas pelo mundo. É objetivo deste website conscientizar o maior número de pessoas sobre os perigos relacionados a dengue, assim como transmitir conhecimentos que mobilizem as pessoas para tomarem uma atitude sensata no que diz respeito ao combate à Dengue - doença transmitida pelo Aedes Aegypti – conhecido como mosquito da dengue. Para isso, através de várias pesquisas na internet e estudo, foi reunido neste meio de comunicação 5 cursos online que serão úteis na aquisição de conhecimentos sobre a Dengue. Os cursos são os seguintes e estão detalhados abaixo:

  1. CURSO DE DENGUE DO HOSPITAL ALBERT EINSTEIN;
  2. CURSO DE DENGUE DO MINISTÉRIO DA SAÚDE;
  3. CURSO DE DENGUE DO GRUPO IPED;
  4. CURSO DE DENGUE DO SITE LEARNCAFE;
  5. CURSO DE DENGUE DO CONSÓRCIO DE EDUCAÇÃO ABERTA.

 1 – CURSO DE DENGUE DO HOSPITAL ALBERT EINSTEIN

O curso “Emergências Pediátricas- Sepse e Dengue” do Hospital Albert Einstein possui carga horária de 1h e é destinado a médicos. Este curso trata de aspectos da sepse e da dengue em emergências pediátricas. Dentre outros itens abordados temos os seguintes: choque na dengue, classificação da dengue pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde (MS), dengue grave, manejo e ressuscitação fluídica, choque séptico e mortalidade infantil causada pela sepse.
Vale salientar que o curso apresentado acima tem caráter meramente informativo e o objetivo do mesmo é a difusão do conhecimento. Desta forma, destaca-se a advertência do Hospital Israelita Albert Einstein com relação as informações transmitidas:
“O Hospital Israelita Albert Einstein se isenta de qualquer responsabilidade relacionada à conduta assistencial, que possa eventualmente ser adotada por parte dos profissionais participantes. A responsabilidade pela conduta assistencial é do profissional de saúde que assiste ao paciente.”
O curso é composto de:
1 – UMA AULA SOBRE SEPSE: Esta aula tem duração de 27 minutos e 31 segundos e aborda, entre outros itens, o seguinte referente a Sepse: Mortalidade, conceito, diagnóstico e tratamento.
2 – UMA AULA SOBRE DENGUE: Esta aula tem duração de 14 minutos e 17 segundos. Nela você aprenderá, entre outras assuntos, sobre: regiões com susceptibilidade de dengue, fases da dengue, classificação dos pacientes suspeitos de dengue e especialmente sobre choque na dengue.
3 – UMA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM: é necessário atingir 100% de aproveitamento na avaliação da aprendizagem para que o profissional seja considerado aprovado.
As aulas do curso são ministradas pela Dra. Debora Ariela Kalman.

2 – CURSO DE DENGUE DO MINISTÉRIO DA SAÚDE

NOME DO CURSO: Atualização no Manejo Clínico da Dengue.
RESPONSABILIDADE DO CURSO: Este curso grátis resulta de uma parceria entre o (MS) Ministério da Saúde e a (UNA-SUS) Universidade Aberta do SUS.
OBJETIVO: qualificar médicos e enfermeiros da atenção básica e de urgência e emergência do Brasil sobre tratamento e diagnóstico da dengue.
PREÇO DO CURSO:  o curso é gratuito.
QUEM PODE PARTICIPAR DO CURSO: São profissionais de um total de 16 áreas da saúde registrados no Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (CNES), a saber: Assistente Social; Biólogos; Biomédicos; Profissionais de Educação Física; Enfermeiros; Farmacêuticos; Fisioterapeutas; Fonoaudiólogos; Médicos Clínicos; Médicos em Especialidades Cirúrgicas; Médicos em Medicina Diagnóstica e Terapêutica; Médico Veterinário; Nutricionistas; Cirurgiões-Dentistas; Psicólogos; Psicanalistas e Terapeutas Ocupacionais.
TUTORES: não há tutores, o curso é feito diretamente pela internet.
MATRÍCULA: é preciso efetuar registro no Cadastro Nacional de Profissionais de Saúde (CNPS). O profissional de saúde deve se registrar numa plataforma ou acessar o material como visitante, se não tiver registro no CNES. O profissional visitante não obtém o certificado ao final do curso.
DETALHES DO CURSO: O curso é composto por módulos, possui enquetes e fórum de discussão para que os profissionais compartilhem suas experiências.
ÓRGÃO RESPONSÁVEL PELO CONTEÚDO DO CURSO: Secretaria de vigilância em Saúde (SVS).
CARGA HORÁRIA: 2 HORAS
ACESSO E MAIS INFORMAÇÕES: Curso do Ministério da Saúde

3 – CURSO DE DENGUE DO GRUPO IPED

NOME DO CURSO: Dengue – Diagnóstico, tratamento e prevenção.
OBJETIVO:   Trazer informações importantes sobre a dengue, mostrando formas de diagnosticá-la e tratá-la. Além disso, este curso ensina medidas de prevenção contra esta doença.
CONTEÚDO:
  • O mosquito transmissor;
  • Aedes Aegypti: febre amarela e dengue;
  • Espectro clínico;
  • O combate à doença;
  • Estadiamento clínico;
  • Prevenção;
  • Vigilância epidemiológica;
  • Controle Vetorial;
  • Equipamentos utilizados no controle vetorial.
AVALIAÇÃO: feita ao término do curso. Para quem for aprovado haverá a emissão do certificado de conclusão, no entanto para aqueles que não conseguirem um resultado satisfatório haverá uma direcionamento a aula de reforço e reavaliação após esta aula.
RECURSOS RELACIONADOS A TECNOLOGIA: Bate-papo Online, Bloco de anotações, Grupos de estudo, Instrutora Virtual, Material de apoio, relatórios online, animações interativas e vídeos explicativos.
APOSTILA: a apostila é opcional, pois ela é vendida separadamente do curso. Isso é para não tornar o curso caro para que não tem dinheiro suficiente.
PLANOS DO CURSO, CERTIFICADO E CARGA HORÁRIA: confira na imagem abaixo.
PLANOS DO CURSO DE DENGUE DO GRUPO iPED DENGUE   5 CURSOS ONLINE ÚTEIS
Planos do Curso de Dengue do Grupo iPED


4 – CURSO DE DENGUE DO CONSÓRCIO DE EDUCAÇÃO ABERTA

O Consórcio de Educação Aberta é uma publicação digital que oferta de forma gratuita materiais educacionais de alta qualidade de faculdades e universidades. Estes materiais são organizados como cursos. No momento esta plataforma virtual já disponibiliza mais de 25.000 cursos online nas mais diversas áreas do conhecimento.
Mais informações clique neste link: Consórcio de Educação Aberta
Abaixo estão as informações do curso relacionado a dengue disponível neste consórcio:
NOME DO CURSO: Vigilância da dengue com base em um modelo computacional da localidade espaço-temporal de Twitter;
Conceito de Twitter no curso: canal de mídia social única em que os usuários discutem e conversam sobre os mais diversos temas, inclusive sobre suas condições de saúde.
IDIOMA DO CURSO: Inglês
FONTE: VideoLectures.net
AUTORA: Janaína Gomide do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais
SLIDES DO CURSO
00:00 – Vigilância da dengue com base em um modelo computacional da localidade espaço-temporal de Twitter
00:22 – Motivação
01:10 – Antecedentes sobre dengue
02:31 – Objetivo
03:19 – Contribuições
03:50 – Os conjuntos de dados
05:22 – Metodologia
06:04 – A análise de conteúdo (1)
07:08 – A análise de conteúdo (2)
08:29 – A análise de conteúdo (3)
08:58 – A análise de conteúdo (4)
09:42 – A análise de correlação (1)
10:39 – A análise de correlação (2)
10:44 – A análise de correlação (3)
11:08 – Análise espaço-temporal (1)
11:46 – Análise espaço-temporal (2)
12:02 – Análise espaço-temporal (3)
00:18 – Análise espaço-temporal (4)
00:36 – Vigilância (1)
13:04 – Vigilância (2)
13:41 – Conclusões
14:28 – Perguntas
Nota: Além dos slides, este curso inclui também videoaulas.
PREÇO DO CURSO: gratuito