Últimas Notícias

Com o tema: SAUDE É UM DIREITO, NÃO É MERCADORIA! O CEBES convida a todos os Profissionais da Saúde e Sociedade para um ato público.

O Centro Brasileiro de Estudos de Saúde - CEBES, convida a todos os Profissionais e Estudantes de Saúde, para um ato público no dia 07/04 às 15:00 na praça da Piedade.

Leiam o texto abaixo e saiba mais sobre a pauta do manifesto pela saúde:

"A saúde no Brasil é um direito garantido pela Constituição Federal e é fruto de muitas lutas da sociedade brasileira. Todos sabemos os desafios para fazer valer esse direito. Vivenciamos uma perigosa realidade em que interesses econômicos e políticos partidários influenciam decisões de governos que impactam sobre o nosso sistema de saúde, resultando prejuízos para a saúde da população.
A saúde como um direito fundamental, indisponível e inalienável, inerente à dignidade humana, de obrigatória provisão do Estado, não pode ser tratada como mercadoria, sendo objeto de comércio de lucro. Isso nos impõe a nessecidade de, além da constante vigilância para identificar as ameaças a ao interesse público, nos movimentarmos para responder de forma organizada às ameaças atuais, evitando perdas ou retrocessos para as ações já conquistados.
É um direito de toda cidadã e cidadão participa das decisões relacionadas à saúde. Assim entre os dias 7 a 9 de julho, haverá a Conferência Municipal da Saúde de Salvador, seguida da Conferência Estadual que ocorrerá entre os dias 29 de setembro a 01 de outubro e no período de 01 a 04 de dezembro ocorrerá a Conferência Nacional de Saúde, em Brasília, onde serão tomadas as decisões vitais para a saúde do nosso povo. É nosso dever fazer com que esse ano se realizem as maiores conferências da nossa história ecoando a nossa voz em todos os espaço de poder no nosso país!
Diante da situação que o país está atravessando, em que a saúde tem se transformado em moeda de troca entre políticos e partidos e em mercadoria por empresas de plano de saúde, o Movimento de Reforma Sanitária, que originou o SUS, convoca a população para somar esforços e impedir quaisquer ações que coloquem riscos os avanços conquistados e se apresentem como obstáculos à garantia do acesso universal, igualitário e gratuito às ações e serviços de saúde de qualidade que necessita nosso povo.

Todos juntos por um SUS pra valer: 
Saúde como direito e não como mercadoria!

VAMOS DAR MOVIMENTO A ESSA LUTA?

Convite

No dia 07 de abril, dia Mundial da Saúde, como um marco para esse movimento o CEBES, juntamente com trabalhadores e estudantes da saúde, articulará um cortejo, como o percurso:

Local: Praça da Piedade até a Praça da Sé, onde será realizado um diálogo sobre essa luta, na Câmara Municipal de Vereadores.

Horário: Concentração as 15hs

Venha participar conosco com sua energia, sua força seua ginga e traga as sínteses, seus cartazes, seus instrumentos!

Ajude essa ideia chegar até a 15ª Conferência Nacional da Saúde...

#SAÚDENÃOÉMERCADORIA"

"Que os vossos esforços desafiem as impossibilidades, lembrai-vos de que as grandes coisas do homem foram conquistadas do que parecia impossível."

Charles Chaplin