Últimas Notícias

Olá ACE's, agora é sua vez de saber quais suas atribuições.

Olá Colegas Agentes de Combate às Endemias, depois de publicar sobre as Atribuições do ACS's, vou aqui publicar as Atribuições dos ACE's.


Esses profissionais são responsáveis por vistoria de residências, depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais para buscar focos endêmicos. Inspeção cuidadosa de caixas d’água, calhas e telhados. Aplicação de larvicidas e inseticidas. Orientações quanto à prevenção e tratamento de doenças infecciosas. Recenseamento de animais. Essas atividades são fundamentais para prevenir e controlar doenças como dengue, chagas, leptospirose, leishmaniose e malária entre outras várias e fazem parte das atribuições do agente de combate de endemias (ACE), um trabalhador de nível médio que teve suas atividades regulamentadas em 2006. Assim como os agentes comunitários de saúde (ACS), os ACEs trabalham em contato direto com a população.

O ACE atua na área de Zoonose, que é um termo da medicina que designa as doenças e infecções transmitidas para o homem através dos animais. É uma palavra de origem grega formada por  “zoo”, que significa "animal" e “noso”, que significa "doença".

Apesar dos ACE ter atribuição bem definida ao mesmo tempo esses profissionais tem uma grande área de atuação, que com isso acaba complicando um pouco a cabeça das pessoas que não são da área e até os próprios ACE's e que cada dia aumenta mais com a invasão do ser humano em outros ecossistemas.

Como referido acima, a área de atuação esse profissionais depende muito da localidade de cada região e muda de acordo com novas endemias que vão aparecendo ao longo do percurso. Cada determinada Endemia em que o ACE trabalha é chamado de Programa de Prevenção e são vários. Vou mostrar alguns, mas só vou descrever cada um deles nas próximas postagens do blog porque cada uma tem uma forma de trabalhar específica e é muito extensa.

Cada programa tem sua forma específica de atuação e de legislação, por isso não deu para postar aqui. Esta primeira postagem está mais genérica. Mas assim que eu postar cada programa, postarei também suas legislações.

Veja os programas que os Agentes de Combate às Endemias atuam:

Combate ao vetor da Dengue, Malária, Febre Amarela e Leishmaniose;

Combate aos Roedores (Leptospirose/ Hantavírus);

Vacinação de Cães e Gatos (Prevenção à Raiva)

Combate a Doença de Chagas;

Manejo e Controle Morcegos Urbanos;

Controle de Pulgas;

Manejo e Controle de Pombos Urbanos;

Controle de Escorpiões;

E qualquer outra endemia que venha a aparecer...

Espero ter ajudado pelo menos um pouco para o conhecimento da nossa função e que não somos apenas mata-mosquito mas sim um multi profissional que é importantíssimo para a sociedade em geral.

"Não há saber mais ou saber menos: Há saberes diferentes."
Paulo Freire



Nossa Hashtag:
#AgentesdeSaúde

Curta nossa pagina no Facebook:

Ivando Agente de Saúde

Participe, debata e dê sua opinião do Nosso Grupo no Facebook:

Agentes de Saúde Salvador

Me add no Facebook:

Ivando Agente de Saúde

Sigam-me no Twitter:

IvandoAg.Saúde

Comentem abaixo no Facebook diretamente do nosso Blog: