Últimas Notícias

Nossa participação será de extrema importância: 2ª encontro de Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental.

Será realizada nos dias 14 e 15 de maio de 2014, das 08h30 às 18h, na Assembleia Legislativa da Bahia, a 2ª Semana de Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental. O Encontro tem por objetivo discutir a atuação da Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental do Estado da Bahia, juntamente com representantes do parlamento e dos setores produtivo, governo e sociedade civil. O evento é uma realização da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), através da Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental (Divisa).


No dia 15 de maio, das 9h às 12h será realizada uma Audiência Pública com o tema "Importância da Criação da Carreira de Fiscal e Técnico Sanitário". A programação do evento ainda é composta por exposição de mídias visuais (pôsteres, filmes e entrevistas) sobre as áreas de atuação da VISA e mesas redondas com os temas: "Vigilância da Pós-Comercialização", "O Risco Sanitário em Serviços de Saúde na Bahia"e "Vigilância da Saúde de Populações Expostas aos Agrotóxicos".

As ações de vigilância sanitária são de fundamental importância para a saúde pública, pois se situam no âmbito da prevenção e controle dos riscos, proteção e promoção da saúde, exercendo um papel importante na estruturação do SUS, em função da sua ação regulatória sobre os produtos e insumos, de sua ação normativa e fiscalizadora sobre os serviços prestados e de sua permanente avaliação e prevenção do risco à saúde. A vigilância sanitária responde pela intervenção nas relações sociais de produção e consumo e tem sua dinâmica vinculada ao desenvolvimento científico e tecnológico e a um conjunto de processos que perpassam o Estado, o mercado e a sociedade.

A cada dia, a Vigilância Sanitária, vem sendo reconhecida como uma importante ferramenta para a construção e fortalecimento da cidadania e controle social, sendo de suma importância este momento de interlocução com representantes do Poder Legislativo, para discutir e produzir leis e promover os interesses dos vários setores da sociedade.

A 2ª Semana de Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental na Assembleia Legislativa da Bahia contará com exposições de técnicos e dirigentes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde. Serão convidados a participar representantes das Secretarias Municipais de Saúde, técnicos da Vigilância Sanitária estadual e municipal, Ministério Público, Procon Associações de Classe, Universidades, Associação dos Hospitais e Serviços de Saúde do Estado da Bahia, Instituto de Saúde Coletiva-UFBA, sociedade civil individual e organizada, outros interessados e demais órgãos vinculados a essa discussão.
Fonte: Divisa/cesat/semana

É muito importante a participação principalmente dos ACE's, para cobrarmos a ampliação do Curso Técnico de Vigilância em Saúde, e consequentemente alterar e ampliar nossa forma de atuação e também mudar a realidade da nossa progressão da carreira no Plano de Cargos e Salários municipal.


"Um ladrão rouba um tesouro, mas não furta a inteligência. Uma crise destrói uma herança, mas não uma profissão. Não importa se você não tem dinheiro, você é uma pessoa rica, pois possui o maior de todos os capitais: a sua inteligência. Invista nela. Estude!"
Augusto Cury


Nossa Hashtag:
#AgentesdeSaúde

Curta nossa pagina no Facebook:

Ivando Agente de Saúde

Participe, debata e dê sua opinião do Nosso Grupo no Facebook:

Agentes de Saúde Salvador

Participe, debata e dê sua opinião do maior Grupo sobre Agentes de Saúde no Facebook:

Agentes de Saúde do Brasil

Me add no Facebook:

Ivando Agente de Saúde

Sigam-me no Twitter:

IvandoAg.Saúde