Compartilhe nas redes sociais

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Confirmado 1º caso de febre chikungunya no Ceará. O mosquito é o mesmo que transmite a dengue

Foi confirmado o primeiro caso de febre chikungunya no Ceará. A Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa) divulgou, nesta quinta-feira (17), que um jovem de 25 anos apresentou a doença no município de Brejo Santo, a 510 quilômetros de Fortaleza.

O paciente morava em Pernambuco e viajou em junho deste ano para a República Dominicana, retornando ao Brasil em 1º de julho. No mesmo dia viajou de ônibus para Brejo Santo, para visitar familiares. No dia seguinte apareceram os sintomas da doença, que são semelhantes ao da dengue.


á no dia 3 de junho, o médico que atendeu o paciente suspeitou de chikungunya e determinou o isolamento por dez dias, para evitar a transmissão autóctone. O paciente já se recuperou e, na última quarta-feira (16), retornou ao Recife.

No Brasil há registro somente de casos importados. Até o dia 8 de julho, foram registrados um total de 20 casos.

Doença

A febre chikungunya é uma doença causada pelo vírus CHIKV, transmitido pelos mosquitos Aedes aegypti, o mesmo da dengue, e Aedes albopicus. É caracterizada por febre de início súbito e dor articular intensa. A maioria dos pacientes melhora depois de sete a dez dias.

A doença tem transmissão autóctone na África, Ásia e, a partir do final de 2013, em países do Caribe, como a República Dominicana, e, ainda, Haiti, Guiana, Guiana Francesa e Porto Rico.

Sintomas

Os sintomas da febre chikungunya e os da dengue são semelhantes. Febre alta, dor de cabeça, dor muscular, erupção na pele e conjuntivite. Mas o sintoma mais característico da doença é a forte dor nas articulações, que, de tão forte, chega a impedir os movimentos e pode perdurar por meses depois que a febre vai embora.
Fonte: Tribuna do Ceará

"Não existe melhor cura que a prevenção."
Sandro kretus



Nossa Hashtag:
#AgentesdeSaúde

Curta nossa pagina no Facebook:

Ivando Agente de Saúde

Participe, debata e dê sua opinião do Nosso Grupo no Facebook:

Agentes de Saúde Salvador

Participe, debata e dê sua opinião do maior Grupo sobre Agentes de Saúde no Facebook:

Agentes de Saúde do Brasil

Me add no Facebook:

Ivando Agente de Saúde

Sigam-me no Twitter:

IvandoAg.Saúde
Compartilhe: