Compartilhe nas redes sociais

domingo, 18 de janeiro de 2015

TCE-PR diz em parecer que os Agentes de Saúde tem o direito ao 14° Salário em dinheiro

Agentes reunidos esperando aguardando a resposta sobre o 14°
A DCM (Diretoria de Contas Municipais) do TCE (Tribunal de Contas do Estado) do Paraná emitiu um parecer técnico a um requerimento da Câmara de Vereadores de Cascavel sobre a falta pagamento do 14º salário aos ACS (Agentes Comunitários de Saúde) praticada pela Prefeitura de Cascavel-PR.

O entendimento da DCM (Diretoria de Contas Municipais) é de que os agentes de saúde têm direito a receber o adicional repassado pelo Ministério da Saúde em dinheiro e não em equipamentos, como é praticado.
O requerimento, proposto pelo vereador Rui Capelão (PPS) ano passado e aprovado pelos demais parlamentares, questiona o TCE se o Município deve ou não fazer o repasse aos servidores em espécie. Isso porque o Ministério da Saúde regulamentou em lei esse adicional e faz esse repasse à prefeitura para garantir o pagamento. Em Cascavel, o dinheiro destinado a esse pagamento é usado pela prefeitura para compra de equipamentos e de materiais de trabalho dos agentes.

Segundo o despacho da DCM, o adicional para o 14º salário é uma forma de concretizar a garantia de valorização dos ACS. “É possível o pagamento de incentivo adicional aos agentes comunitários de saúde [...] e tal objetivo passa necessariamente pela valorização desses profissionais, além disso, o Município tem autonomia para criar cargos ou empregos públicos e demais carências inerentes à atividade, de acordo com as especificidades locais”.

Leia mais:

Proposta de lei cria regras para reajuste salarial de ACE e ACS.

Agentes Comunitários do Cabo de Santo Agostinho (PE) garantem o PMAQ retroativo de R$ 
3.023,00 (três mil e vinte e três reais)

Saibam o que é o 14º salário pago para os agentes, sabiam que os ACE agora também tem direito?

Prefeitura de Porto Velho paga o Piso Salarial e o repasse do Incentivo Financeiro (14° Salário) para os Agentes de Saúde

Mais uma prefeitura decide pagar o 14° salário dos Agentes de Saúde.

O autor do requerimento é importante para que a Câmara cobre do Executivo que seja preservado os direitos dos servidores. “Realmente o TCE deu uma resposta que desejávamos para cobrarmos do Executivo que seja aplicado o repasse aos servidores”. 

Apesar do posicionamento da DCM, o acórdão com a decisão final sobre a consulta ainda não foi emitido pelo TCE. O parecer técnico será encaminhado ao relator, para posterior elaboração do voto e apreciação em plenário pelos conselheiros do TCE.
Fonte: Bio Acs


Vale ressaltar que o tribunal de contas do MT também votou a favor do repasse do 14° salário para os Agentes de Saúde daquele estado. Vamos esperar até quando esse dreito chegará aqui no estado da Bahia.

"A justiça é o direito do mais fraco."

Joseph Joubert


Nossa Hashtag:
#AgentesdeSaúde

Curta nossa pagina no Facebook:

Ivando Agente de Saúde

Participe, debata e dê sua opinião do Nosso Grupo no Facebook:

Agentes de Saúde Salvador

Participe, debata e dê sua opinião do maior Grupo sobre Agentes de Saúde no Facebook:

Agentes de Saúde do Brasil

Me add no Facebook:

Ivando Agente de Saúde

Sigam-me no Twitter:

IvandoAg.Saúde
Compartilhe: