Últimas Notícias

Técnico de Vigilância em Saúde: O futuro dos Agentes de Combate às Endemias

Olá colegas, estou aqui escrevendo sobre o futuro dos ACE's e a evolução da nossa categoria, pelo fato de que em Salvador e diversos estados os ACE's estão se formando em Técnico de Vigilância em Saúde - TECVISAU.
Para quem não sabe, o Técnico em Vigilância em Saúde-TECVISAU são profissionais que contribuem para a melhoria da assistência prestada pelos serviços públicos, reduzindo riscos e agravos que afetam a saúde da população, promovendo melhoria da qualidade de vida e fomentando a coesão dos setores de Vigilância Sanitária, Epidemiologia, Ambiental, Saúde do Trabalhador e Zoonoses.
O TECVISAU está habilitado para atuar no mercado de trabalho com capacidade de prevenir, diminuir e/ou eliminar riscos à saúde; intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e serviços, ampliando a atuação da vigilância em saúde e a incorporação das atividades de saneamento, muitas vezes exercidas isoladamente.
O TECVISAU, constitui papel importante em destacar a realidade vivenciada nas diversas regiões do país, que apresentam características próprias e individualidades relevantes ao que se trata do processo homem, hospedeiro e vetor. Sejam elas devido á sua localização geográfica, costumes culturais, ou até mesmo comportamentos sociais. Enfatizando o trinômio: hospedeiro, meio ambiente e agente etiológico.
O curso tem a duração entre 1.200 a 1.800 horas, e depois de formado o TECVISAU deve ser um profissional crítico, criativo, perceptivo, de iniciativa, de atitude; habilidoso sob o enfoque técnico, humano e conceitual, preocupado, de forma sistêmica, com a promoção e proteção da saúde, bem como, com a prevenção das doenças, no âmbito individual e coletivo por meio da aplicação e reconstrução dos conhecimentos agregados em Vigilância em Saúde, conferindo condições para que produtos (bens e serviços) e ambiente possuam identidade e qualidade sanitária sob todos os aspetos.
Fonte: IFSuldeMinas

Quais as atribuições dos Técnicos de Vigilância em Saúde - TECVISAU?

O Técnico de Vigilância em Saúde, poderá atuar em todas as Vigilâncias: Vigilância Sanitária (VISA), Vigilância Ambiental (VISAMB), Vigilância Epidemiológica (VIEP), Vigilância em Saúde do Trabalhador (CEREST) e Vigilância em Controle de Zoonoses (VCZ).

O TECVISAU desenvolve ações de inspeção e fiscalização sanitárias. Aplica normatização relacionada a produtos, processos, ambientes, inclusive do trabalho, e serviços de interesse da saúde. Investiga, monitora e avalia riscos e os determinantes dos agravos e danos à saúde e ao meio ambiente. Compõe equipes multidisciplinares de planejamento, execução e avaliação do processo de vigilância sanitária, epidemiológica, ambiental e saúde do trabalhador. Atua no controle do fluxo de pessoas, animais, plantas e produtos em portos, aeroportos e fronteiras. Desenvolve ações de controle e monitoramento de doenças, endemias e de vetores.
Fonte: Fiocruz

E futuramente esse curso poderá mudar um paradgima: há mais de 40 anos o trabalho do Agente de Endemias é o mesmo e não foi atualizado na prática. Finalmente poderá mudar sua maneira de atuação onde a população saia ganhando muito mais...

No estado da Bahia em breve irá se formar a primeira turma de Agente de Endemias em Técnico de Vigilância em Saúde e queremos que todos os ACE's tenham a mesma oportunidade!

"O conhecimento transforma, liberta, e se um governo deliberadamente não investe em educação de qualidade, pode ter certeza de que é pra manter um rebanho dócil e alienado, a fim de estabelecer um controle social."
Acid