Últimas Notícias

Definições do Reajuste salarial nacional dos ACS/ACE. Quanto será o valor do novo piso salarial nacional da categoria?

Finalizando  os trabalhos,  o Grupo de Trabalho instituído pelo Ministério da Saúde para elaborar a proposta de regulamentação da lei que institui piso salarial profissional nacional e diretrizes para o plano de carreira dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias,  será que caminha numa direção satisfatória para todos os ACS/ACE do BRASIL?

Definições do Reajuste salarial nacional dos ACS/ACE:

Conforme divulgado pela coordenação do grupo de trabalho do Ministério da Saúde após a transformação da Portaria do Incentivo em Assistência Financeira Complementar para os ACS e ACE o ministério da saúde ira delibera  os pagamentos atualizados dos valores de imediato aos municípios brasileiros, que já atualizaram os ACS no CNES. , e cadastraram os ACE em um CBO, diversos municípios brasileiros  já fizeram esses procedimentos é já partir do mês subsequente , receberam Assistência Financeira Complementar para os ACS e ACE bem como os 95% referente ao piso salarial nacional da categoria, já com a definição do reajuste do piso( novo valor do piso nacional).

É importante alerta os ACS/ACE DE TODO Brasil, que os municípios que ainda não atualizaram os ACS no CNES. , e nem cadastraram os ACE em um CBO, tem até o final de 2015 para realizar esse  procedimento e receber os valores inerentes conforme divulgado logo acima. É necessário uma articulação de mobilização dos acs/ace em suas cidades para que essa questão seja resolvida de imediato.

Quanto será o valor do novo piso salarial nacional da categoria:

Atualmente o piso salarial nacional da categoria e de 1014,00 reias, em 17 de junho de 2015 completaremos um ano da LEI Nº 12.994 e o novo valor do piso salarial nacional da categoria será  aproximadamente no valor  de 1078,00 conforme reajuste realizado pelo MS de forma transato ,a definição será feita no Mês subsequente , por isso a importância das atualizações conforme mencionada.

Mobilização da Conacs:

A  diretoria da Conacs como bem sabemos, detém todas  essa informações de formar bem mais detalhada, no que se refere ao  novo valor do piso nacional do acs/ace bem como as outras questões  aqui mencionada!
No dia 15/06/2015 a Conacs realizará  Assembleia Geral um dos itens da pauta que esta descrito  no site e a Definição da proposta de reajuste do Piso Salarial mais como eu bem coloquei os valores estão logo acima e só conferi e espera a confirmação,(passível a correções) oriento  aos /ace que se assim desejarem participem dessa mobilização, a outros itens importantes a conquistar.
Fonte: Roberto ACS