Últimas Notícias

Nossa reunião novamente foi um sucesso: com a presença de mais de 300 Agentes, diversas dúvidas foram tiradas e em breve mais novidades e novas reuniões!

No dia 18/08 às 14:30 na sede da CUT, os Agentes de Saúde se reuniram comigo e com Dr. jerônimo Mesquita, com o propósito de buscar seus direitos, retirar as dúvidas e tentar recuperar os prejuízos adquiridos ao longo do tempo dilapidados pela gestão Municipal.
Na realidade o número me surpreendeu, onde o espaço da CUT ficou pequeno para os Agentes de Saúde, mas que graças a Deus deu tudo certo. Na reunião foi tratado diversas dúvidas, sobre diversos assuntos além das ações que estamos movendo contra a prefeitura.

Auditório lotado
Quais são as ações que estamos dando entrada?

A primeira ação é sobre o período que nós éramos celetistas e passamos para estatutários. Requeremos o resarcimento das gratificações não recebidas no período de 01 (um) ano que passamos de Celetista para Estatutário.

Quando os Agentes de Saúde de Salvador, transmudaram (passaram de Celetistas para Estatutários) em 2011, ficaram 01 (um) ano sem receber as gratificações.

Conversando com a categoria
A segunda ação é sobre requerer o pagamento do Piso Salarial e o seu retroativo, de maneira individual. Foi esclarecido as dúvidas e que é um segundo caminho para tentarmos buscar o Piso Salarial. Essa ação em nada atrapalha a ação já ajuizada pelo SINDACS, porque a ação do sindicato é coletiva e TODAS as nossas ações são individuais.
O valor estimado que os agentes já perderam desde já, está em cerca de R$ 10.350,00 (dez mil trezentos e cinquenta reais), isto sem juros e correção monetária, que serão cobrados no ajuizamento da ação.


PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE AS AÇÕES:

Mais de 300 ações! Muito trabalho a vista, rs.
Porque estamos movendo essas ações contra a prefeitura?

Na realidade o que vamos fazer é entrar com várias ações contra a prefeitura referente a nossas perdas salariais e ao nosso cerceamento de direito, onde é ferido a condição de isonomia e discriminação de categorias.

Porque fazem reuniões periódicas em vez de todos os agentes entregarem os documentos de uma vez?

Bom colegas, como já disse essa é uma reunião independente de qualquer sindicato ou associação e sendo assim somente eu e alguns colegas me ajudam, e não damos conta. Também é muito importante os colegas se informarem e conhecerem Dr. Jerônimo, pois que vai entrar com a ação, e principalmente saber para tirar as dúvidas que precisam ser tiradas, para que depois não possam dizer que não sabia ou que não explicaram direito. Prezo pela transparência das ações. A pessoa tem total liberdade para querer entrar com a ação ou não.

Dr. Jerônimo tirando as dúvidas da categoria.
Não participei da reunião, sei quais os documentos entregar. Posso entregá-los assim mesmo?

A resposta é NÃO. Por duas razões: 
Primeira, já citei acima, e e repito, não somos associação ou sindicato, por isso lidar com documentação dos outros é algo muito sério, por essa razão, precisamos de um controle, e essas reuniões é uma forma de saber quem entregou as documentações e conhecer o Advogado.



Essas ações é para todos os Agentes de Saúde. ACE e ACS?

Sim. Essa ação contempla toda a nossa categoria: ACS, ACE, CONVALIDADO OU NÃO, INDIVIDUAL, isto é, só receberá quem impetrar com a ação na Justiça, fora isso não fará jus ao seu direito.
esta historicamente massacrada por todas essas injustiças causadas pelas gestões passadas. Mas a ação é

Fiquei impressionado: Deu até fila na entrada!
Não participei da reunião. Como fazer para participar da ação judicial?

Não fiquem preocupados. Vamos fazer reuniões periódicas para tentar abraçar o máximo número de agentes então se por algum motivo não pode participar dessa reunião, aguarde até a próxima.

Terá outras ações judiciais contra a prefeitura?

Sim, terá várias. Não tem como ser tudo e uma vez até porque toda e qualquer demanda da categoria é muito grande e não vamos dar conta. Como disse antes, somos vítimas de perdas históricas, e principalmente os ACS's: Esses terão ações específicas, aguardem!

As associações estão dizendo que a ação não vai dar em nada, e que essa atitude poderia me prejudicar, isso procede?

Bom colegas, venho ressaltar que essas ações não prejudicam em nada a carreira dos agentes de saúde. É um DIREITO seu!
Sugiro aos colegas que ouviram isso das associações e outras entidades, que solicitam por escrito, essa declaração devidamente assinada e carimbada por essas entidades, porque se Deus quiser quando vencermos as ações judiciais, quem for lesado por causa dessas declarações, poderão entrar com ação  judicial contra essas entidades, requerendo perdas e danos, no valor perdido por não ter entrado na justiça.

A iniciativa foi aplaudida e apoiada pelos Presidentes da CUT-BA e da FETRAMEB-BA.

Cedro Silva, Presidente da CUT-BA
O presidente da Central Única dos Trabalhadores, CUT-BA, Cedro Silva, comentou:

"É muito importante que os direitos dos trabalhadores sejam respeitados. A CUT-BA, sempre estará presente e atuando a favor da luta e das garantias dos direitos dos Trabalhadores! Parabéns a Ivando Antunes pela iniciativa e a categoria pela coragem de ir a luta para garantir seus direitos."




Raimundo Calixto (a direita), Presidente da FETRAMEB-BA,
e Diretor da CUT.
Raimundo Calixto, Diretor de Relações de Trabalho da CUT-BA, e Presidente da Federação dos Trabalhadores Públicos Municipais do Estado da Bahia - FETRAMEB-BA (Federação que representa os Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais do Estado), salientou: "Sempre é importante a observância e a atitude na busca correta e coerente, quando o direito dos trabalhadores são feridos e lesados. Parabéns a Ivando a dar esse primeiro passo importante, e parabenizo a categoria pela coragem e atitude de ir para cima para buscar os seus direitos. A FETRAMEB-BA estará sempre a disposição."



ATENÇÃO:

Os colegas que não entregaram a documentação por alguma razão, solicito que aguardem a próxima reunião. NÃO nos responsabilizaremos por qualquer documentação que for entregue em qualquer lugar que não seja na data e local da reunião previamente marcada, e estes NÃO serão recolhidos e NÃO serão dados entrada. 
Reitero que, por favor, tenham um pouco de paciência, que em breve estaremos com uma outra reunião marcada. 
Continuem acessando o nosso blog, que será postado aqui toda e qualquer novidade.

PARA QUEM ENTREGOU AS DOCUMENTAÇÕES:

Para quem entregou a documentação nas reuniões de segunda e de sexta, deverão acompanhar o blog. Aqui estarão todas as informações necessárias, veja o vídeo abaixo e saiba como funciona:



Agradecimentos

Quero agradecer a CUT-BA e a FETRAMEB-BA, pelo apoio e pelo espaço para poder buscar os direitos dos trabalhadores que foram prejudicados pela gestão municipal.

Agradecer também aos colegas que me ajudaram, ao ver a quantidade de Agentes que estavam na reunião e me auxiliaram na distribuição das procurações e no apoio ao pessoal que estava precisando de algum tipo de ajuda.

Agradeço ao escritório de Dr. Jerônimo Mesquita, por acreditar no projeto, nessa "maluquice" e que hoje estamos saindo vitoriosos em todas as ações que demos entrada.

"Sonhe, lute, busque, não desista de seus objetivos, quem acredita, sempre alcança."
Júnior Recalcati

Nenhum comentário

Cuidado: Quem escolhe falar o que quer, pode acabar ouvindo o que não quer. Então use as palavras com sabedoria, educação e inteligência ao postar ok? Abraços!!!