Últimas Notícias

DÚVIDAS PIS/ PASEP: Recebia meu PIS/ PASEP sempre no mesmo ano, agora recebo no ano seguinte. Fiquei um ano sem receber? Entenda!

Olá colegas! Muitos ficaram confusos, chateados e até frustrados devido a mudança no calendário do PASEP. Muitos acreditam que por razão dessa alteração, muitos deixaram de "receber um ano" o benefício. Por essa razão vou procurar esclarecer aqui mais uma dúvida. Leia abaixo e saiba mais:

O calendário de pagamento do abono salarial do PIS-Pasep mudou e quem recebe o PIS, os trabalhadores nascidos no primeiro semestre (Janeiro a Junho) do ano só vão receber o benefício no ano seguinte. 

No caso do PASEP, é conferido pelo último número antes do dígito, nesse caso os benefícios que terminam com o último número antes do dígito, a partir do número 5 só receberá no ano seguinte. Não sabe ainda, veja abaixo:



Os trabalhadores vão receber o abono integralmente, não vai ser parcelado. Apenas quem nasceu de janeiro a junho é que vai receber o valor no ano que vem. Este grupo vai receber valor integral retroativo. 

Afinal, com essa mudança, eu deixei de receber o benefício?

Recebi muitos questionamentos sobre essa questão, que é natural, já que sempre houve o costume de receber o PIS/ PASEP sempre no mesmo ano.

Mas a resposta é NÃO. Os benefícios foram apenas adiados, em vez de receber em novembro, irão receber de janeiro a março no ano seguinte.

Com essa medida, quem recebe o ano seguinte perdeu o valor depreciado?

Essa foi outra pergunta comum. Muitos estão achando que pela razão de ter o pagamento adiado, está em desvantagem, porque o benefício ficou depreciado (perdeu o valor, devido a inflação).

Mas isso também é um equívoco, os valores não são depreciados, já que os beneficiários recebem de acordo com o salário mínimo vigente no país. Por exemplo:

Quem recebeu o PIS/PASEP em 2015, foi no valor de R$ 788,00, e quem recebeu em 2016, recebeu R$ 830,00. Os valores são corrigidos.

São por essas razões que esclareço que foi apenas uma impressão pelo costume de receber sempre no mesmo ano e ter os valores adiados...

Espero ter respondido mais essa dúvida! Mais dúvidas é só perguntar nos comentários!!!

Nenhum comentário

Cuidado: Quem escolhe falar o que quer, pode acabar ouvindo o que não quer. Então use as palavras com sabedoria, educação e inteligência ao postar ok? Abraços!!!