Últimas Notícias

Agentes de Endemias de Eunápolis-BA, conquistam o direito o PQA-VS

Agentes de Endemias de Eunápolis-BA, conquistam o PQA-VS, no município. Luta conseguida através do SINDIACSCER, entidade liderada por Tobias, que teceu algumas palavras:

"O SINDIACSCER, é um sindicato que luta pelos trabalhadores e trabalhadoras dos municípios de sua Base Sul e Extremo Sul vem com muita articulação garantindo o PCCR - Planos de Cargos e Carreiras e Remuneração já são 7 municípios entres os 13 com planos garantidos e executados e os outros em fase de conclusão, além de garantir, o Incentivo Adivional e PMAQ em leis municipais e o único sindicato do Brasil a garantir o PQAVS aos ACE, nossa luta é pela categoria. E estamos ajudando aqueles municípios que sempre nos solicita independente  de pertencer à base."

O que é o PQA-VS?
O Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde - PQA-VS compõe o conjunto de iniciativas do Ministério da Saúde para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (SUS), voltadas para a garantia do acesso integral a ações e serviços de qualidade, de forma oportuna, contribuindo para a melhoria das condições de saúde da população, para redução das iniquidades e para a promoção da qualidade de vida dos brasileiros.

Criado pela Portaria nº 1.378/GM/MS, de 08 de julho de 2013, e regulamentado pelas Portarias nº 1.708/GM/MS, de 16 de agosto de 2013, nº 2.778/GM/MS, de 18 de dezembro de 2014, nº 328/GM/MS, de 07 de março de 2016, e 2.984/GM/MS, de 27 de dezembro de 2016, ele representa um marco para a Vigilância em Saúde (VS) por definir compromissos e responsabilidades a serem assumidas pelas três esferas de governo expressas em metas estabelecidas: a federal, com financiamento e apoio técnico, a estadual e a municipal, buscando induzir a implementação de ações que garantam a consecução dessas metas. As diretrizes do PQA-VS são:

- ser um processo contínuo e progressivo de melhoria das ações de vigilância em saúde, envolvendo a gestão, o processo de trabalho e os resultados alcançados pelos estados, Distrito Federal e municípios; e,

- estimular a gestão baseada em compromissos e resultados, expressos em metas de indicadores pactuados.

Na verdade o PQA-VS se equipara ao PMAQ da atenção básica.

Parabéns ao SINDACSCER e a categoria pela vitória e pela coragem de lutar pelos seus direitos. Veja abaixo a lei do PQA-VS:




"O melhor pensamento para exemplificar o que é trabalho em equipe: A união faz a força!"
Fagner Gouveia

Nenhum comentário

Cuidado: Quem escolhe falar o que quer, pode acabar ouvindo o que não quer. Então use as palavras com sabedoria, educação e inteligência ao postar ok? Abraços!!!