Últimas Notícias

Aberto Curso Técnico para Agente Comunitário no RJ. E enquanto isso a Bahia, NADA!

Peguei esse informação do Facebook do Colega Jorjão Maia.

Obrigado pela informação irmão!!!

EPSJV inicia nova turma de Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde
Os desafios para a atuação do agente comunitário de saúde (ACS) e a importância da formação técnica completa permearam a aula inaugural da nova turma do Curso de Educação Profissional de Nível Técnico em Agentes Comunitários de Saúde, iniciado pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) no dia 29 de abril. A nova turma é a primeira selecionada por um processo seletivo público. Um dos critérios de seleção, definido pela EPSJV em conjunto com o Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde do Município do Rio de Janeiro (Sindacs-RJ) e os egressos de turmas anteriores, foi o maior tempo de atuação no SUS. “O objetivo era dar prioridade a quem já está há mais tempo no serviço, esperando por essa formação. Alguns desses ACS fizeram a primeira etapa da formação em 2005 e, desde então, esperavam pela continuidade do curso técnico”, explicou Helifrancis Ruella, um dos coordenadores do curso juntamente com Mariana Lima Nogueira, Márcia Lopes e Vera Joana Bornstein.

A turma é formada por 31 alunos que atuam como agentes comunitários nos municípios do Rio de Janeiro e de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, e que já fizeram a primeira etapa da formação na Escola Técnica do SUS Izabel dos Santos. Na EPSJV, eles farão a segunda e a terceira etapas da formação técnica, que têm carga horária total de 920 horas. O curso técnico deve ser concluído até setembro de 2014. “Fazer a formação técnica completa é um posicionamento político da EPSJV”, disse Mariana.

A nova turma do Curso Técnico em Agentes Comunitários de Saúde defere-se das anteriores pelo fato de contar, agora, com três preceptores com experiência na área da Educação Popular em Saúde. “Esses profissionais serão responsáveis pelas práticas profissionais e por oficinas deste campo do conhecimento ao longo do curso”, contou Mariana. Outra novidade diz respeito ao formato mais abrangente do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Além do trabalho escrito, os alunos poderão apresentar o TCC no formato filme, teatro, fotografias, entre outros.

Essa é a terceira vez que a EPSJV oferece a formação técnica. Em 2011, a escola concluiu a formação da primeira turma de ACS da região Sudeste. Na ocasião, foram formados agentes que atuavam em Manguinhos, zona Norte do Rio. Em dezembro de 2012, a EPSJV concluiu a formação de sete turmas, com a participação de 210 agentes comunitários que atuavam na cidade do Rio. Esse foi o segundo grupo de trabalhadores da categoria no estado que recebeu formação técnica completa, conforme determinam os referenciais curriculares do Ministério da Educação (MEC). Os agentes que participaram do curso já haviam realizado a primeira etapa da formação na Escola Técnica Izabel dos Santos. A formação oferecida pela EPSJV incluiu as outras duas etapas formativas.

* ENQUANTO ISSO AQUI NA BAHIA , A TERRA DO DEUS DARÁ , TUDO COMO DANTES NO QUARTEL DE ABRANTES .....!!!
Triste Bahia, oh, quão dessemelhante…
Estás e estou do nosso antigo estado
Pobre te vejo a ti, tu a mim empenhado
Rico te vejo eu, já tu a mim abundante
Triste Bahia, oh, quão dessemelhante
A ti tocou-te a máquina mercante
Quem tua larga barra tem entrado
A mim vem me trocando e tem trocado
Tanto negócio e tanto negociante ......
(Caetano Veloso)

Nenhum comentário

Cuidado: Quem escolhe falar o que quer, pode acabar ouvindo o que não quer. Então use as palavras com sabedoria, educação e inteligência ao postar ok? Abraços!!!