Dicas para nossos colegas. Clique e leiam!!!
Olá colgas, depois de duas terríveis perdas que tivemos em menos de 1 mês, Fernanda Araújo e Cleidivânia Ferreira, me senti na obrigação de postar algo relacionado no que houve em comum na trágica história das duas colegas: Acidente no Trânsito com motocicleta.
A grande maioria dos nossos colegas tem motocicleta, por causa nossas condições salariais porque a motocicleta por ser mais barata, é muito mais econômica ela é até mesmo estratégica: para fugir do trânsito caótico, a praticidade em guardá-la próximo aos quarteirões de trabalho, etc.
Por isso vou dar umas dicas para nossos colegas que assim como eu, usa a moto como meio de transporte.
Um estudo aponta o Brasil como o segundo país no ranking de vítimas fatais em acidentes de trânsito com motos. O país registra 7,1 óbitos ocasionados por tragédias sobre duas rodas a cada 100 mil habitantes, número só menor que o do Paraguai. Um dos motivos é o aumento da frota, já que a moto tem se convertido em uma solução para o tráfego cada vez mais congestionado das grandes cidades. Mas a imprudência também contribui para esta triste realidade.
Andar na cidade em meio a outros veículos pode ser fácil, mas também perigoso. Veja algumas coisas que você pode fazer para tornar seu passeio mais seguro:
1) SEMÁFORO:
ao parar em um semáforo, pare sempre sobre a linha divisória da pista se houver mais de uma para o mesmo lado. Deixe sempre a pista para os carros. Alguém pode não vê-lo e bater na sua traseira. Pela mesma razão nunca pare atrás de um carro, quem vem atrás pode não conseguir parar e prensá-lo contra o carro da frente.
2) COM OUTRAS MOTOS:
Quando andar com outras motos na cidade ocupe sempre a mesma pista. Evite andar um ao lado do outro, em caso de necessidade de desviar de um obstáculo não será possível por falta de espaço.Se a moto da frente parar bruscamente, não ultrapasse. Ele pode ter visto algo que você não viu, então pare também.
ESTACIONAMENTO:
Quando precisar estacionar opte pelos estacionamentos específicos de motos são mais seguros que parar entre carros que na hora de sair podem derrubar sua moto!Estacione sempre com a moto de frente para rua (traseira na calçada) na hora de sair é sempre mais fácil e mais seguro;
COSTURAR NO TRÂNSITO:
Apesar da moto se prestar a andar entre os carros evite fazer isso especialmente em vias de maior velocidade, pense que os motoristas de veículos não esperam que esteja passando uma moto entre eles e a atitude normal de trocar de pista sem sinalizar pode tornar-se um acidente e tanto! Deixe para ultrapassar os veículos quando estiverem lentos ou parados, porém tome cuidado com a possibilidade de alguém abrir repentinamente uma porta. Procure pilotar com dois dedos (o indicador e o médio) sobre o freio dianteiro e o pé direito sobre o freio traseiro, sem pressionar. Esse procedimento diminui o tempo de reação no caso de uma frenagem de emergência.
FAROL ACESO:
além de ser uma exigência do novo código de trânsito, é sempre mais seguro andar de farol aceso mesmo de dia, os outros veículos lhe percebem mais facilmente. O custo de uma lâmpada é bem menor que um acidente. Procure pilotar com o farol alto durante o dia. Além de ficar mais visível, você vai equilibrar o desgaste da lâmpada, já que durante a noite você usa muito mais o farol baixo.
Se você puder evite andar na chuva especialmente na estrada pois sua visibilidade é menor e a dos outros veículos também, mas caso seja inevitável, tenha sempre uma roupa de chuva pois o desconforto ou o frio ajudam você a perder a concentração o que pode tornar-se um risco desnecessário.Andar na chuva requer alguns cuidados que podem fazer uma enorme diferença em termos de segurança, vejamos alguns desses tópicos:
NA CIDADE:
Evite o canto interno das curvas pois é lá que se junta toda a sujeira que a chuva varre. É onde passam os veículos pesados que geralmente vazam óleo diesel que é um verdadeiro sabão especialmente quando molhado.
AS POÇAS D'ÁGUA:
Evite-as pois geralmente elas escondem buracos que podem provocar quedas ou aquaplane (perda de aderência do pneu por ação de uma camada de água entre o pneu e a pista);NA PISTA DE ROLAGEM: tanto na cidade quanto na estrada ande sempre atrás das rodas do veículo a sua frente (prefira veículos pequenos), pois ele sempre irá desviar as rodas de buracos e obstáculos a frente e se você estiver nesta trilha da roda terá menos água nos pneus, ajudando a evitar o perigoso aquaplane. Isto também vale para pista seca.
CALIBRAGEM DE PNEUS:
Andar na chuva requer mais aderência que andar no seco, se você quiser aumentar sua segurança na chuva diminua a pressão dos pneus, quanto mais superfície de contato na pista mais seguro, diminua até oito
libras, mas lembre de voltar a calibrar quando parar a chuva.
FREANDO NA CHUVA:
A pressão que se exerce na manete do freio quando está seco deve ser o mesmo nas condições molhadas, mas atente para uma coisa: por estar molhado o disco de freio, na hora que você for acioná-lo ele terá um breve retardo na ação e a reação normal seria apertar um pouco mais para causar a frenagem, mas essa atitude pode ser fatal, pois o disco molhado desliza as pastilhas e quando você imprime mais pressão, ele seca rapidamente e pode bloquear a roda e nesse caso é chão na certa. Freie com cuidado e calma mesmo nas condições mais adversas.
Vários são as tópicos que podemos discutir neste item, mas escolhemos alguns que consideramos mais importantes:
FRENAGEM:
Frear deve ser sempre uma atitude de extremo cuidado não importa se você está lento ou rápido. O tipo de solo e a posição da moto (em pé ou inclinada) podem influenciar muito no resultado da frenagem. Frear uma moto não é igual a frear uma bicicleta (freio traseiro), tenha sempre em mente que as leis da física estão presentes e que não adianta você lembrar dos seus tempos de criança quando lhe ensinaram a freiar a bicicleta com a roda de trás. A moto é diferente, todo peso se desloca para frente impulsionando a moto a permanecer em movimento (inércia dos corpos), portanto você deve frear 70% com a roda dianteira e 30% com a roda traseira, mas cuidado para não alicatar o freio (bloquear a roda) e freio deve ser gradual e continuo até a moto parar. Freie sempre em pé, evite frear em curva com a moto inclinada a chance de escorregar com a dianteira é grande, se pensar na traseira, esqueça! o resultado é pior! a moto atravessará e chicoteará a traseira impulsionando você para cima e o tombo é certo. Reduza se possível pelo motor (freio motor) ajudando com os dois freios suavemente, qualquer movimento brusco com o guidom também poderá derrubá-lo. Prefira sempre frear antes das curvas e não nelas! O freio que pára a moto é o dianteiro!
SINALIZAR FREIADA:
Tenha sempre em mente que quem vem atrás nunca sabe quando você vai frear até ver sua luz de freio acender, portanto facilite, sempre dê uma ou duas "beliscadas" no freio antes de frear propriamente, isso poderá evitar um acidente!
FAIXA DIVISÓRIA DE PISTA:
Esta faixa que divide as pistas é sempre em alto relevo por ter uma camada de tinta mais grossa e andar sobre ela as vezes desgoverna a moto, portanto sempre segure firme seu guidom quando estiver sobre ela. Se a pista estiver molhada, o cuidado sobre esta faixa deve ser muito maior, pois esta tinta para brilhar a noite é feita com microesferas de vidro e o vidro molhado é altamente escorregadio, NUNCA TRACIONE a moto sobre estas faixas de marcação de pista, é possível que a moto dispare a rotação da roda traseira e quando passar a faixa ela certamente escorregará demais, causando uma queda!
FAROL NO ESPELHO:
Quando você estiver por ultrapassar um veículo, sempre que possível coloque seu farol no espelho retrovisor dele para facilitar a visão do motorista. Na maioria das vezes quando ele lhe vê, dá uma "chegadinha" para a direita e facilita a ultrapassagem, senão for assim, pelo menos ele sabe que você está ali e que logo lhe ultrapassará.
MANCHAS NO ASFALTO:
Tenha sempre atenção com manchas no asfalto, na maioria das vezes é óleo ou consertos que podem estar desnivelados com a pista, em ambos os casos evite pois a chance de escorregar é sempre grande.
Esteja sempre atento a cheiros fortes, especialmente de combustíveis, o diesel é extremamente escorregadio e as vezes um caminhão pode estar vazando ou ter tombado na pista.
CABECEIRAS DE PONTES:
Sempre que for entrar na cabeceira de uma ponte ou sair dela, levante do banco. É normal o desnível e isso pode provocar um salto e o descontrole da moto. Se você estiver em pé nas pedaleiras, o impacto será menor e isso irá aliviar a sua coluna. O impacto que a suspensão não for capaz de absorver será repassado para seu corpo mais exatamente para a coluna e ao final de algumas horas de viajem você se lembrará desta dica!
BURACOS COMO ENFRENTÁ-LOS?
Primeiro evite-os! quando não for possível, freie o que puder antes dele, NUNCA FREIE NO BURACO! a roda dianteira poderá trancar e catapultá-lo. Levante do banco e passe-o. Muitos buracos entortam o aro e quando for pneu sem câmara, poderá esvaziar rapidamente.
ESTERÇAR:
Também chamado de contra-esterço. Muitos motociclistas não conhecem este termo ou seu resultado. Esterçar é dobrar o guidom ao contrário do sentido da curva. Parece loucura?! Mas não é! Faça um teste: quando estiver andando em reta numa pista larga, empurre suave e lentamente o guidom para a esquerda, qual será o resultado? A princípio pensaremos que a moto irá para a esquerda, mas não! ela irá para a direita! Este resultado deve-se, para não se alongar, ao deslocamento de centro de gravidade e superfície de contato do pneu no chão pelo efeito "giroscópico" (surge em velocidades superiores a 35 km/h e se torna maior conforme a velocidade, trata-se de um fenômeno físico criado pelo movimento das rodas da moto e que tende a mantê-la em pé e linha reta enquanto houver movimento e velocidade).
Quando aplicamos isso em uma curva é uma delícia! a moto faz a curva com mais suavidade e leveza sem escapar de frente comum às motos pesadas.
Obs: quanto mais rápido você estiver, maior será o deslocamento, por isso faça com cuidado nas primeiras vezes.
Para fazer isso em uma curva, ao começá-la torça suavemente o guidom no sentido contrário da curva e incline o corpo, normalmente como você sempre fez, verá que a moto inclinará mais facilmente para dentro da curva na medida que você esterçar mais, portanto você poderá regular o raio de ação de sua curva esterçando mais ou menos. Se você estiver na curva e quiser levantar a moto que está inclinada, basta diminuir o esterço para você levantar. Experimente! Mas com cuidado! sua pilotagem vai mudar radicalmente e para melhor!
Procure manter uma velocidade compatível com as condições da estrada, o mais próximo da máxima permitida. Lembre-se de que quanto mais rápido você andar, o número de veículos que vão te ultrapassar será menor e cada ultrapassagem é um risco adicional. Mantenha os faróis acesos mesmo de dia.Nunca demonstre aos motoristas que você tem pouca experiência. Muitas vezes o que mantém o respeito dos motoristas com relação à uma moto é o medo de uma represália no caso de algum conflito. Transmita segurança na condução de sua moto e tenha personalidade. Respeite os motoristas da mesma forma que você deseja ser respeitado.Ocupe sempre o meio de sua faixa de rolamento. Não fique no canto direito da pista para não ser "prensado" por um outro veículo contra o acostamento. Se estiver trafegando em pista de mão dupla e um veículo for te ultrapassar, desloque-se um pouco para a direita e sinalize com a mão esquerda discretamente para que o motorista perceba que você tem a intenção de facilitar a ultrapassagem. Não saia da pista para o acostamento. Isso além de ser perigoso e ilegal, transmite para o motorista uma grande insegurança de sua parte e a certeza de que ele é mais importante do que você.
Antes de sair, o grupo deverá nomear o líder de percurso, o ferrolho e combinar o caminho, as paradas, etc.Procure usar luvas inteiras (abolir as meio dedos), botas, jaquetas e calças sempre em couro. Evite andar com pulseiras, braceletes, facas, anéis e bótons cortantes ou perfurantes. Em uma queda eles podem ferir mais que o tombo. Quando viajamos em grupo o mesmo é dividido em dois tipos:
LÍDER DE PERCURSO: É o motociclista que irá à frente do grupo nos seus deslocamentos. O líder deve ser aquele que conhecer melhor o trajeto a ser percorrido e deve ser bastante experiente. As atribuições do líder são manter a velocidade previamente acertada; sinalizar ao grupo eventuais obstáculos; definir o momento para as ultrapassagens; alertar sobre as paradas combinadas.
FERROLHO:É o motociclista que irá na última posição do grupo nos seus deslocamentos. O ferrolho deve ser escolhido entre os que possuírem moto dentre as de melhor desempenho no grupo e ser experiente. As atribuições do Ferrolho são zelar pela unidade do grupo, procurando evitar que ocorra espaçamento acentuado entre as motos do grupo; avançar de sua posição até o líder de percurso, caso haja necessidade de avisá-lo acerca de eventuais emergências ou situações que venham a alterar qualquer procedimento anteriormente acordado; orientar o grupo quanto ao seu correto posicionamento na faixa de rolamento.
NA ESTRADA, POSICIONAMENTO: Duas ou mais motos não devem dividir a mesma faixa da estrada (andar lado a lado). Se o grupo rodar em fila, deve-se manter uma distância mínima entre as motos, proporcional à velocidade. A formação do grupo deverá ser em duas filas indianas, paralelas e intercaladas, evitando-se o emparelhamento de motos. Todos os participantes do grupo devem estar sempre visualizando a motocicleta da frente e de trás. Desse modo, evitar-se-á uma dispersão.Mantenha uma distância segura da moto da frente, nunca se distancie demais das motos da frente, lembre-se que o líder tem que ter a visão de todos pelos retrovisores. À noite, proceda da forma acima, porém redobre a atenção com a moto da frente e a de trás. Lembre-se que de noite o líder não tem a visão do grupo como um todo. Caso tenha observado alguma anomalia ligue a seta intercalando direita e esquerda a fim de ser notado pelo ferrolho ou pelo líder.
Freando: Tenha sempre em mente que seu companheiro que vem atrás nunca sabe quando você vai frear até ver sua luz de freio acender, portanto facilite, sempre dê uma ou duas "beliscadas" no freio antes de frear. Isso poderá evitar um acidente.
Quando estiverem duas ou mais motos, a moto da frente deverá estar sempre na esquerda da pista, pois ela estará em breve preparando uma ultrapassagem e sua visão será melhor na esquerda, se você vem logo atrás, não ultrapasse a da frente próximo de uma ultrapassagem de veículo porque a atenção do piloto estará no trânsito de sentido oposto e é bem provável que ele não perceba você entrando pela esquerda dele.
Ultrapassagens: NUNCA ULTRAPASSE PELA DIREITANas ultrapassagens, o líder vai determinar qual a melhor hora ou se o movimento e a estrada forem críticas, qual será a sua melhor hora. Assim, todos seguirão da mesma forma, mas com segurança. Quando o líder sair para ultrapassar, não significa que todos têm que fazê-lo naquele momento. Aguarde, ultrapasse com segurança e reúna-se ao grupo.
Use os retrovisores. Nunca deixe um carro colar na sua traseira, mesmo que todos da sua frente estejam na mesma faixa de estrada, assim se você abrir para o carro passar todos irão fazer o mesmo com segurança. Não somos os donos das estradas, alguns motoristas pensam que são e podem acabar com a nossa viagem.
Se você não é o líder e nem os ferrolhos, evite ultrapassar a moto à sua frente. Caso ela não esteja acompanhando o ritmo, sinalize para que acelere. Se não der certo, na parada seguinte leve o caso ao líder. Líder de percurso não deverá ser ultrapassado. No entanto, havendo a intenção de um ou mais membros de "dar uma esticada", deverão sinalizar tal procedimento ao líder mediante uma buzinada ou aceno característico, devendo retornar a sua posição no grupo ou parar no próximo ponto previamente combinado.
Ao líder não é permitido "dar uma esticada", já que é ele o responsável pela manutenção da velocidade combinada. Qualquer membro poderá se deslocar até o líder ou ao ferrolho para comunicar a necessidade de parada não programada.
"Aceita o conselho dos outros, mas nunca desistas da tua própria opinião."
William Shakespeare
Fonte: Mamutes da Pedra
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A grande maioria dos nossos colegas tem motocicleta, por causa nossas condições salariais porque a motocicleta por ser mais barata, é muito mais econômica ela é até mesmo estratégica: para fugir do trânsito caótico, a praticidade em guardá-la próximo aos quarteirões de trabalho, etc.
Por isso vou dar umas dicas para nossos colegas que assim como eu, usa a moto como meio de transporte.
Um estudo aponta o Brasil como o segundo país no ranking de vítimas fatais em acidentes de trânsito com motos. O país registra 7,1 óbitos ocasionados por tragédias sobre duas rodas a cada 100 mil habitantes, número só menor que o do Paraguai. Um dos motivos é o aumento da frota, já que a moto tem se convertido em uma solução para o tráfego cada vez mais congestionado das grandes cidades. Mas a imprudência também contribui para esta triste realidade.
Batedores da Saúde. Agentes de Saúde de Salvador em manifestação |
1) SEMÁFORO:
ao parar em um semáforo, pare sempre sobre a linha divisória da pista se houver mais de uma para o mesmo lado. Deixe sempre a pista para os carros. Alguém pode não vê-lo e bater na sua traseira. Pela mesma razão nunca pare atrás de um carro, quem vem atrás pode não conseguir parar e prensá-lo contra o carro da frente.
2) COM OUTRAS MOTOS:
Quando andar com outras motos na cidade ocupe sempre a mesma pista. Evite andar um ao lado do outro, em caso de necessidade de desviar de um obstáculo não será possível por falta de espaço.Se a moto da frente parar bruscamente, não ultrapasse. Ele pode ter visto algo que você não viu, então pare também.
ULTRAPASSAGEM:
Quando estiver no trânsito da cidade NUNCA ultrapasse pela direita. Lembre que muitos não sinalizam quando vão dobrar à direita e não esperam que venha alguém pela direita. Ultrapasse sempre pela esquerda e procure ficar dentro do campo de visão do retrovisor externo do veículo a ser ultrapassado. Um bom macete é ficar de olho na roda dianteira dos automóveis: no caso de uma fechada, a primeira coisa que vai se deslocar na sua direção é a roda dianteira. Se achar complicado, procure observar o movimento de braços no volante para antever a intenção do motorista de mudar bruscamente de direção. Se você começar a reagir somente depois que perceber o veículo entrando na sua frente, pode ser tarde demais.
ESTACIONAMENTO:
Quando precisar estacionar opte pelos estacionamentos específicos de motos são mais seguros que parar entre carros que na hora de sair podem derrubar sua moto!Estacione sempre com a moto de frente para rua (traseira na calçada) na hora de sair é sempre mais fácil e mais seguro;
COSTURAR NO TRÂNSITO:
Apesar da moto se prestar a andar entre os carros evite fazer isso especialmente em vias de maior velocidade, pense que os motoristas de veículos não esperam que esteja passando uma moto entre eles e a atitude normal de trocar de pista sem sinalizar pode tornar-se um acidente e tanto! Deixe para ultrapassar os veículos quando estiverem lentos ou parados, porém tome cuidado com a possibilidade de alguém abrir repentinamente uma porta. Procure pilotar com dois dedos (o indicador e o médio) sobre o freio dianteiro e o pé direito sobre o freio traseiro, sem pressionar. Esse procedimento diminui o tempo de reação no caso de uma frenagem de emergência.
FAROL ACESO:
além de ser uma exigência do novo código de trânsito, é sempre mais seguro andar de farol aceso mesmo de dia, os outros veículos lhe percebem mais facilmente. O custo de uma lâmpada é bem menor que um acidente. Procure pilotar com o farol alto durante o dia. Além de ficar mais visível, você vai equilibrar o desgaste da lâmpada, já que durante a noite você usa muito mais o farol baixo.
PARA OS DIAS DE CHUVA, COMO PROCEDER:
NA CIDADE:
Evite o canto interno das curvas pois é lá que se junta toda a sujeira que a chuva varre. É onde passam os veículos pesados que geralmente vazam óleo diesel que é um verdadeiro sabão especialmente quando molhado.
AS POÇAS D'ÁGUA:
Evite-as pois geralmente elas escondem buracos que podem provocar quedas ou aquaplane (perda de aderência do pneu por ação de uma camada de água entre o pneu e a pista);NA PISTA DE ROLAGEM: tanto na cidade quanto na estrada ande sempre atrás das rodas do veículo a sua frente (prefira veículos pequenos), pois ele sempre irá desviar as rodas de buracos e obstáculos a frente e se você estiver nesta trilha da roda terá menos água nos pneus, ajudando a evitar o perigoso aquaplane. Isto também vale para pista seca.
CALIBRAGEM DE PNEUS:
Andar na chuva requer mais aderência que andar no seco, se você quiser aumentar sua segurança na chuva diminua a pressão dos pneus, quanto mais superfície de contato na pista mais seguro, diminua até oito
libras, mas lembre de voltar a calibrar quando parar a chuva.
FREANDO NA CHUVA:
A pressão que se exerce na manete do freio quando está seco deve ser o mesmo nas condições molhadas, mas atente para uma coisa: por estar molhado o disco de freio, na hora que você for acioná-lo ele terá um breve retardo na ação e a reação normal seria apertar um pouco mais para causar a frenagem, mas essa atitude pode ser fatal, pois o disco molhado desliza as pastilhas e quando você imprime mais pressão, ele seca rapidamente e pode bloquear a roda e nesse caso é chão na certa. Freie com cuidado e calma mesmo nas condições mais adversas.
DICAS DE PILOTAGEM
FRENAGEM:
Frear deve ser sempre uma atitude de extremo cuidado não importa se você está lento ou rápido. O tipo de solo e a posição da moto (em pé ou inclinada) podem influenciar muito no resultado da frenagem. Frear uma moto não é igual a frear uma bicicleta (freio traseiro), tenha sempre em mente que as leis da física estão presentes e que não adianta você lembrar dos seus tempos de criança quando lhe ensinaram a freiar a bicicleta com a roda de trás. A moto é diferente, todo peso se desloca para frente impulsionando a moto a permanecer em movimento (inércia dos corpos), portanto você deve frear 70% com a roda dianteira e 30% com a roda traseira, mas cuidado para não alicatar o freio (bloquear a roda) e freio deve ser gradual e continuo até a moto parar. Freie sempre em pé, evite frear em curva com a moto inclinada a chance de escorregar com a dianteira é grande, se pensar na traseira, esqueça! o resultado é pior! a moto atravessará e chicoteará a traseira impulsionando você para cima e o tombo é certo. Reduza se possível pelo motor (freio motor) ajudando com os dois freios suavemente, qualquer movimento brusco com o guidom também poderá derrubá-lo. Prefira sempre frear antes das curvas e não nelas! O freio que pára a moto é o dianteiro!
SINALIZAR FREIADA:
Tenha sempre em mente que quem vem atrás nunca sabe quando você vai frear até ver sua luz de freio acender, portanto facilite, sempre dê uma ou duas "beliscadas" no freio antes de frear propriamente, isso poderá evitar um acidente!
FAIXA DIVISÓRIA DE PISTA:
Esta faixa que divide as pistas é sempre em alto relevo por ter uma camada de tinta mais grossa e andar sobre ela as vezes desgoverna a moto, portanto sempre segure firme seu guidom quando estiver sobre ela. Se a pista estiver molhada, o cuidado sobre esta faixa deve ser muito maior, pois esta tinta para brilhar a noite é feita com microesferas de vidro e o vidro molhado é altamente escorregadio, NUNCA TRACIONE a moto sobre estas faixas de marcação de pista, é possível que a moto dispare a rotação da roda traseira e quando passar a faixa ela certamente escorregará demais, causando uma queda!
FAROL NO ESPELHO:
Quando você estiver por ultrapassar um veículo, sempre que possível coloque seu farol no espelho retrovisor dele para facilitar a visão do motorista. Na maioria das vezes quando ele lhe vê, dá uma "chegadinha" para a direita e facilita a ultrapassagem, senão for assim, pelo menos ele sabe que você está ali e que logo lhe ultrapassará.
MANCHAS NO ASFALTO:
Tenha sempre atenção com manchas no asfalto, na maioria das vezes é óleo ou consertos que podem estar desnivelados com a pista, em ambos os casos evite pois a chance de escorregar é sempre grande.
Esteja sempre atento a cheiros fortes, especialmente de combustíveis, o diesel é extremamente escorregadio e as vezes um caminhão pode estar vazando ou ter tombado na pista.
CABECEIRAS DE PONTES:
Sempre que for entrar na cabeceira de uma ponte ou sair dela, levante do banco. É normal o desnível e isso pode provocar um salto e o descontrole da moto. Se você estiver em pé nas pedaleiras, o impacto será menor e isso irá aliviar a sua coluna. O impacto que a suspensão não for capaz de absorver será repassado para seu corpo mais exatamente para a coluna e ao final de algumas horas de viajem você se lembrará desta dica!
BURACOS COMO ENFRENTÁ-LOS?
Primeiro evite-os! quando não for possível, freie o que puder antes dele, NUNCA FREIE NO BURACO! a roda dianteira poderá trancar e catapultá-lo. Levante do banco e passe-o. Muitos buracos entortam o aro e quando for pneu sem câmara, poderá esvaziar rapidamente.
ESTERÇAR:
Também chamado de contra-esterço. Muitos motociclistas não conhecem este termo ou seu resultado. Esterçar é dobrar o guidom ao contrário do sentido da curva. Parece loucura?! Mas não é! Faça um teste: quando estiver andando em reta numa pista larga, empurre suave e lentamente o guidom para a esquerda, qual será o resultado? A princípio pensaremos que a moto irá para a esquerda, mas não! ela irá para a direita! Este resultado deve-se, para não se alongar, ao deslocamento de centro de gravidade e superfície de contato do pneu no chão pelo efeito "giroscópico" (surge em velocidades superiores a 35 km/h e se torna maior conforme a velocidade, trata-se de um fenômeno físico criado pelo movimento das rodas da moto e que tende a mantê-la em pé e linha reta enquanto houver movimento e velocidade).
Quando aplicamos isso em uma curva é uma delícia! a moto faz a curva com mais suavidade e leveza sem escapar de frente comum às motos pesadas.
Obs: quanto mais rápido você estiver, maior será o deslocamento, por isso faça com cuidado nas primeiras vezes.
Para fazer isso em uma curva, ao começá-la torça suavemente o guidom no sentido contrário da curva e incline o corpo, normalmente como você sempre fez, verá que a moto inclinará mais facilmente para dentro da curva na medida que você esterçar mais, portanto você poderá regular o raio de ação de sua curva esterçando mais ou menos. Se você estiver na curva e quiser levantar a moto que está inclinada, basta diminuir o esterço para você levantar. Experimente! Mas com cuidado! sua pilotagem vai mudar radicalmente e para melhor!
VIAJANDO SOZINHO:
VIAJANDO EM GRUPO:
LÍDER DE PERCURSO: É o motociclista que irá à frente do grupo nos seus deslocamentos. O líder deve ser aquele que conhecer melhor o trajeto a ser percorrido e deve ser bastante experiente. As atribuições do líder são manter a velocidade previamente acertada; sinalizar ao grupo eventuais obstáculos; definir o momento para as ultrapassagens; alertar sobre as paradas combinadas.
FERROLHO:É o motociclista que irá na última posição do grupo nos seus deslocamentos. O ferrolho deve ser escolhido entre os que possuírem moto dentre as de melhor desempenho no grupo e ser experiente. As atribuições do Ferrolho são zelar pela unidade do grupo, procurando evitar que ocorra espaçamento acentuado entre as motos do grupo; avançar de sua posição até o líder de percurso, caso haja necessidade de avisá-lo acerca de eventuais emergências ou situações que venham a alterar qualquer procedimento anteriormente acordado; orientar o grupo quanto ao seu correto posicionamento na faixa de rolamento.
NA ESTRADA, POSICIONAMENTO: Duas ou mais motos não devem dividir a mesma faixa da estrada (andar lado a lado). Se o grupo rodar em fila, deve-se manter uma distância mínima entre as motos, proporcional à velocidade. A formação do grupo deverá ser em duas filas indianas, paralelas e intercaladas, evitando-se o emparelhamento de motos. Todos os participantes do grupo devem estar sempre visualizando a motocicleta da frente e de trás. Desse modo, evitar-se-á uma dispersão.Mantenha uma distância segura da moto da frente, nunca se distancie demais das motos da frente, lembre-se que o líder tem que ter a visão de todos pelos retrovisores. À noite, proceda da forma acima, porém redobre a atenção com a moto da frente e a de trás. Lembre-se que de noite o líder não tem a visão do grupo como um todo. Caso tenha observado alguma anomalia ligue a seta intercalando direita e esquerda a fim de ser notado pelo ferrolho ou pelo líder.
Freando: Tenha sempre em mente que seu companheiro que vem atrás nunca sabe quando você vai frear até ver sua luz de freio acender, portanto facilite, sempre dê uma ou duas "beliscadas" no freio antes de frear. Isso poderá evitar um acidente.
Quando estiverem duas ou mais motos, a moto da frente deverá estar sempre na esquerda da pista, pois ela estará em breve preparando uma ultrapassagem e sua visão será melhor na esquerda, se você vem logo atrás, não ultrapasse a da frente próximo de uma ultrapassagem de veículo porque a atenção do piloto estará no trânsito de sentido oposto e é bem provável que ele não perceba você entrando pela esquerda dele.
Ultrapassagens: NUNCA ULTRAPASSE PELA DIREITANas ultrapassagens, o líder vai determinar qual a melhor hora ou se o movimento e a estrada forem críticas, qual será a sua melhor hora. Assim, todos seguirão da mesma forma, mas com segurança. Quando o líder sair para ultrapassar, não significa que todos têm que fazê-lo naquele momento. Aguarde, ultrapasse com segurança e reúna-se ao grupo.
Use os retrovisores. Nunca deixe um carro colar na sua traseira, mesmo que todos da sua frente estejam na mesma faixa de estrada, assim se você abrir para o carro passar todos irão fazer o mesmo com segurança. Não somos os donos das estradas, alguns motoristas pensam que são e podem acabar com a nossa viagem.
Se você não é o líder e nem os ferrolhos, evite ultrapassar a moto à sua frente. Caso ela não esteja acompanhando o ritmo, sinalize para que acelere. Se não der certo, na parada seguinte leve o caso ao líder. Líder de percurso não deverá ser ultrapassado. No entanto, havendo a intenção de um ou mais membros de "dar uma esticada", deverão sinalizar tal procedimento ao líder mediante uma buzinada ou aceno característico, devendo retornar a sua posição no grupo ou parar no próximo ponto previamente combinado.
Ao líder não é permitido "dar uma esticada", já que é ele o responsável pela manutenção da velocidade combinada. Qualquer membro poderá se deslocar até o líder ou ao ferrolho para comunicar a necessidade de parada não programada.
Estas são as dicas, espero ter ajudado e que pelo menos diminuam acidentes trágicos como esse...
William Shakespeare
Fonte: Mamutes da Pedra
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