Últimas Notícias

PDA (PALM TOP) para os Agentes de Saúde, esse é o momento certo?

Olá colegas Agentes de Saúde. Está havendo muitos questionamentos sobre o PDA (Assistente Digital Pessoal) ou PALM TOP e da maneira como ele está sendo colocado na campanha.
Olha, de antemão não sou contra qualquer tipo de tentativa para a modernização no serviço público. Inclusive fiz uma postagem sobre o novo modelo do PDA, que será o nosso FAD Eletrônico (CLIQUE AQUI), mas como poderemos obter essa tecnologia e essa responsabilidade sem ter no mínimo condições básicas de trabalho como:



P.A.'s de qualidade:

Os P.A.'s (Pontos de Apoio), são as bases operacionais onde ficam lotados os Agentes de Endemias. O grande problema é que a prefeitura não tem parcerias com locais e espaços (públicos ou privados) para acomodação desses profissionais. Em sua totalidade a responsabilidade para procurar um local para a acomodação da equipe são dos próprios agentes. Onde em sua maioria, são locais de péssima qualidade higiênica e estrutural, onde não tem nem local para guardar os insumos e as mochilas. E que em alguns casos, e não raros, os agentes são expulsos pelos donos dos espaços ou chefias nos casos e órgão público, sem explicação.

Estruturação dos P.A.'s

Somente o espaço não basta! Temos que juntamente é estruturar cada P.A. onde o agente trabalha para a utilização do PDA, por isso levantamos questões básicas:

  • Onde recarregaremos os PDA's?
Essa é uma questão que parece simples, mas não é. O PDA é um produto eletrônico e precisa de carga. Se temos de forma precária um local para guardamos as mochilas e insumos que chamamos de P.A, imagine um espaço para manter a noite toda carregando cerca de 8 a 10 PDA's?
  • Onde armazenaremos os PDA's?

Todos que trabalham na campanha sabe que não podemos levar a mochila para casa. Muitas vezes o quarteirão em que trabalhamos é mais perto do ponto de ônibus ou até de casa do agente do que do P.A. Mesmo sabendo disso, temos que voltar para o P.A. para deixar a mochila para somente após a entrega, voltar para casa. Acabamos andando o dobro de distância.
Então, porque agora poderemos levar o PDA para casa? 
Muitos tem família em casa, se ocorrer algum imprevisto com o aparelho e o mesmo ser danificado, quem será responsabilizado?


Segurança:

Esse é um fator muito importante. Trabalhamos em vários locais de alta periculosidade e entramos em casa de estranhos. Como ficaria a situação dos Agentes nesses casos? 
Diariamente existe casos e mais casos de assalto contra os Agentes em seu horário de trabalho. E o PDA poderia ser um atenuante, pois ficaríamos "visados" pelos bandidos.

Treinamento e capacitação:

Foi dito nas reuniões que os agentes passariam por um curso de informática e capacitação para o manuseio do PDA. Isso não está acontecendo. 
Os agentes que não conseguirem se adaptar com a tecnologia, o que acontecerá com esses profissionais?



Então colegas, repito que não sou contra a utilização dos PDA's no nosso dia a dia de trabalho. Mas antes de vir os PDA's tem uma série de problemas graves que não foram solucionados como principalmente a criação e estruturação de P.A's: Isso sim é uma prioridade! Dentro dos Postos de Saúde não podemos e nem devemos trabalhar por conta dos VENENOS que utilizamos para o trabalho que desenvolvemos no campo.

Afinal, como querem modernizar o CCZ (foi assaltado diversas vezes), nos dando um computador de mão onde não temos sequer condições mínimas de trabalho como P.A's estruturados e segurança? Afinal, perguntar não ofende...


"O avanço nem sempre se mede pela velocidade, mas pela qualidade de como se avança."

Antonio Francisco



Nossa Hashtag:
#AgentesdeSaúde

Curta nossa pagina no Facebook:

Ivando Agente de Saúde

Participe, debata e dê sua opinião do Nosso Grupo no Facebook:

Agentes de Saúde Salvador

Participe, debata e dê sua opinião do maior Grupo sobre Agentes de Saúde no Facebook:

Agentes de Saúde do Brasil

Me add no Facebook:

Ivando Agente de Saúde

Sigam-me no Twitter:

IvandoAg.Saúde

Comentem abaixo no Facebook diretamente do nosso Blog: