Últimas Notícias

Começa a primeira turma de Salvador para o Curso Técnico em Vigilância em Saúde.

A partir de Janeiro os Agentes de Combate às Endemias iniciam o Curso técnico de Vigilância em Saúde. O curso será aplicado pela Escola Técnica do SUS, Escola de Formação Técnica Jorge Novis, financiado pela SESAB (Secretaria Estadual da Saúde) e MS (Ministério da Saúde).
Esse curso aprimora e abre novas oportunidades de conhecimento para os Agentes que poderá atuar em diversas áreas: Vigilância Epidemiológica, Vigilância Ambiental, Vigilância Sanitária e Vigilância em Saúde do Trabalhador.
O curso terá duração de 1.600 horas, onde 1.200 horas serão de aulas teóricas e 400 horas de aulas práticas.
"A primeira turma, será inicialmente somente para os Agentes que trabalham ou moram no Distrito Barra Rio Vermelho, primeiro pela localização pois é bem próximo da Escola, e também por se tratar de um projeto Beta, isto é, pioneiro, nós ainda estamos em fase de testes e implantações. Que futuramente o curso técnico se estenderá a todos os Agentes de Endemias que trabalham nos demais Distritos Sanitários" Afirma a diretora da instituição Maria José Côrtes Camarão

Dificuldades:


Infelizmente tudo para nossa categoria é difícil. Indagado pelo horário que inicia o horário do curso que é das 17h ás 21h, e esse horário para muitos agentes é complicado pois muitos colegas estão fazendo curso no ensino superior e que também em sua maioria ou é através do Auxílio da Prefeitura que é de 85% , ou através do FIES ou ENEM, e esses não poderiam realizar o curso, até porque quem entra por esses programas tem metas curriculares para cumprir, e com isso prejudicariam esses agentes que infelizmente não seriam contemplados com a qualificação técnica. Foi respondido o seguinte:

"Tentamos um link com a Secretaria de Saúde do Município, para a liberação da tarde para os agentes, pois o curso se iniciaria das 13h ás 17h, mas a mesma se mostrou irredutível ao liberá-los para o curso. A justificativa foi que o índice de infestação estava alto." Afirma um dos Coordenadores do curso que solicitou para que o nome não fosse publicado.

Outra dificuldade também encontrada é a questão financeira: "Para a maioria dos cursos oferecidos pelo SUS são oferecidos ajuda de custo para os alunos, mas para a realização do curso Técnico dos Agentes de Endemias, não estão previstos nenhum tipo desses auxílios. Por essas questões também que preferimos os agentes que já trabalham ou moram no Distrito Barra-Rio Vermelho, porque teoricamente esses economizariam no transporte e na alimentação já que a escola é próxima a essas localidades." Afirma o mesmo Coordenador.

Vale ressaltar que quem participou do curso EdPodSUS, além de ter o dia liberado, foi oferecido Ticket de R$ 10,00 para almoço aos agentes.

Minha humilde opinião:

É muito importante esse curso para toda a categoria, porque sem capacitação não há valorização, mas se vamos estudar para melhorar os serviços de saúde para a população, viraremos o "Coringa do SUS" já que atuaremos em todas as áreas de Vigilância, onde tanto o Governo Federal, Estados e Municípios ganham. E afinal porque o Município de Salvador não ajuda? O município de Salvador poderia dar o "start" incentivando a meritocracia, já que uma vez iniciando o curso poderíamos ir para outros patamares de negociação. E seria umas das primeiras capitais em ter agentes de Vigilância do Estado da Bahia.
Vale ressaltar que esse curso não serve para o mercado de trabalho de ampla concorrência, já que as áreas de Vigilância são funções restritas ao Estado e só podem ser realizadas por um Servidor Público.

Mas também aponto algumas falhas na elaboração do Curso Técnico:

Porque não realizar o curso em EAD?

Afinal, com a expansão da informática, seria um método mais cômodo para todos os lados: para a Jorge Novis que poderia ampliar o número de vagas, para os agentes que não teriam que ir todos os dias para a escola por cerda de 2 anos diminuindo drasticamente os custos, e inclusive para a prefeitura, que com certeza como fez no curso EdPodSUS, não exitaria em liberar apenas um dia para as aulas presenciais.

Mas como já afirmado acima, como se trata de um projeto Beta, isto é, pioneiro, não vamos nos desesperar.

E o nosso Blog ficará atento as novidades acerca da categoria.

PARABÉNS AOS AGENTES QUE IRÃO PARTICIPAR DO CURSO TÉCNICO!!!


"Estudar é polir a pedra preciosa; cultivando o espírito, purificamo-lo."
Confúcio


Nossa Hashtag:
#AgentesdeSaúde

Curta nossa pagina no Facebook:

Ivando Agente de Saúde

Participe, debata e dê sua opinião do Nosso Grupo no Facebook:

Agentes de Saúde Salvador

Participe, debata e dê sua opinião do maior Grupo sobre Agentes de Saúde no Facebook:

Agentes de Saúde do Brasil

Me add no Facebook:

Ivando Agente de Saúde

Sigam-me no Twitter:

IvandoAg.Saúde