Últimas Notícias

OAB/Ba Realiza palestra ensinando o cidadão Combater a Corrupção!

Com A palestra “Instrumentos eficazes no combate à corrupção”, que será apresentada no seminário “A OAB-BA e seu papel na defesa dos advogados e no combate à corrupção”, que terá como palestrante Waldir Santos, pretende orientar a população de como combater a corrupção de maneira correta e eficaz. Leia abaixo e saiba como:
A população brasileira tem demonstrado estar muito incomodada com a com a corrupção desenfreada, como se percebe nas redes sociais. O que de fato ela tem feito para conter tal prática? O cidadão pode fazer em relação a isso, ou deve esperar apenas pela atuação das autoridades?

A palestra “Instrumentos eficazes no combate à corrupção”, que será apresentada no seminário “A OAB-BA e seu papel na defesa dos advogados e no combate à corrupção”, evento realizado pela Comissão de Combate à Corrupção, em parceria com a faculdade Dois de Julho, no dia 27/05 a partir das 18h30, objetiva afastar os cinco fatores que afastam a população de uma participação mais efetiva, na opinião do ministrante, Waldir Santos: a falta de conhecimento técnico, o medo de represálias, a politização, a falta de tempo e a descrença na efetividade das leis e da Justiça.

A abordagem já foi levada a algumas seccionais da OAB e promovido também por clubes de serviço, unidades do observatório social, faculdades etc, e em cada apresentação surge um grupo para colocar a proposta em prática, como é intenção do palestrante, que é Presidente do Tribunal de Ética da OAB/BA, e em breve irá lançar um livro sobre o tema. O objetivo, segundo informa, é promover entre os cidadãos o interesse por ações mais concretas nessa luta, em substituição ou paralelamente às manifestações de indignação, hoje quase que feitas exclusivamente por meio das redes sociais.

O tema é apresentado de forma absolutamente inédita, e reúne a experiência do palestrante em 27 anos de serviço público (como oficial da PM, Procurador do Estado e Advogado da União) com o conhecimento jurídico prático, mostrando que atitudes e medidas simples, assim como pequenas mudanças em algumas leis, podem dificultar muito a prática de atos de improbidade pelos que detêm o poder. A utilização, mesmo por leigo, das excelentes ferramentas jurídicas disponíveis para reduzir a roubalheira pode transformar os governos em um campo desinteressante para os criminosos.
 A palestra é uma boa oportunidade de promover um debate produtivo com os cidadãos, sobre tema relevantíssimo para a sociedade.

O palestrante é Waldir Santos, Advogado da União e Presidente do Tribunal de Ética da OAB/BA, colunista do Jornal a Tarde sobre concursos e um Programa na Rádio CBN sobre o mesmo assunto. Será de grande valia essa palestra.

Para se inscrever, CLIQUE AQUI!

Palestra “Instrumentos eficazes no combate à corrupção”

Palestrante: Waldir Santos (Advogado da União e Presidente do Tribunal de Ética da OAB/BA)

Data e hora: 27/05/2015, às 18h30

Local: Faculdade Dois de Julho (Av. Leovigildo Filgueiras, 81 - Garcia, Salvador - BA)

Localização