Últimas Notícias

As crônicas de uma eleição e a nova quebra de braço na Bahia

Olá colegas! Resolvi escrever essa crítica sobre o cenário da eleição atual, pontuando o que acho como erros fatais da esquerda brasileira. Falo sobre ela porque milito desde aluno secundarista, então conheço-a melhor do que a direita. Leia, reflita, divirja, convirja e vamos debater sobre o assunto ok?

Essas eleições de 2016 já mostrou o que muitos diziam, mas parece que ninguém ouvia: A ESQUERDA PRECISA SE REINVENTAR.

Isso vemos nos reflexos nas eleições desse ano na Bahia. O PT ou aliados perderam em diversos municípios de lavada, a queda nacional foi de 62%, segundo o TSE. Mas vamos adentrar no nosso estado da Bahia, onde é (ou era) o seu maior número de eleitores.

Acm Neto em Salvador, venceu de lavada Alice Portugal: Mais de 74%. Não foi uma vitória, foi uma TREMENDA SURRA, inclusive em bairros periféricos, cujo sua popularidade era baixíssima.

Detectei terríveis falhas na candidatura dela, comentei com diversos amigos e outros mais entendedores de política, que eu na minha ignorância, tinha chegado a minha humilde conclusão:

É fato que o Brasil sofreu uma ruptura constitucional e que houve um golpe. Isto foi provado pelos áudios de Jucá e está abertamente divulgado agora por Cunha e o próprio Temer. Mas que isso não interessa no momento. Nosso povo sofre cauterização rápido, então para a maioria, pouco importava!
Alice se preocupou tanto com o Golpe e se esqueceu do que a população realmente queria: PROPOSTAS! O povo ficou de saco cheio ouvindo palavras sobre o golpe, mas nada de efetivo para neutralizar e maximizar os erros da gestão de Acm Neto. Alice fez propaganda para a militância e não para o povo, e todo mundo sabe que precisa muito mais do que militância para se vencer uma eleição, ainda mais estando na oposição.

Mesmo com a vinda de Dilma e Lula pouco importou com as mudanças nas urnas, o que comprovou que a “febre Lulista”, na qual vem abençoando aqueles a quem ele toca, já passou.

E no último debate da TV Globo, cujo ela sempre reclamava da ausência de Acm Neto em outras emissoras, ela decepcionou: Ao invés de confrontá-lo, debater ideias, mostrar as falhas do prefeito e deixar ele contra a parede, preferiu “bater bola” com Pastor Sargento Isidoro. Acredito que ali foi o golpe fatal na sua campanha. 

Acm Neto não venceu somente pela competência da sua equipe de marketing Política, que estava impecável, desde os comerciais aos gingles. Mesmo que foram obras de fachada, e inclusive ele mentir ao dizer que o metrô foi ele que fez. Mas a política é assim, cada um joga com as armas que tem.

Rui Costa era para ter um candidato a prefeito para Salvador há mais de um ano, para construir o nome dele para a cidade. E pecou, esperando aos 45 minutos do segundo tempo para decidir quem iria brigar contra o atual prefeito.

Rui Costa colocou três candidatos para tentar neutralizar ACM Neto, mas sem sucesso. Quem me surpreendeu foi o Pastor Sargento Isidoro, que em algumas zonas, teve mais votos do que Alice.

Na realidade, Acm Neto foi eleito no primeiro turno por falta de candidatos à altura. Acm Neto não teve oposicionistas, nem na Câmara Municipal durante os quatro anos dessa gestão, quanto na eleição.

Houve pouco investimento financeiro na campanha de Alice. ACM Neto investiu 6 vezes mais do que o somatório de todos os candidatos a prefeito de Salvador juntos. E isso declarado, se formos procurar uma caixa mágica aí, acho que chegamos a 10.

Acm Neto também investiu pesadíssimo nos seus candidatos a vereador e em sua grande maioria de jovens nomes e bem heterogêneos. Ao contrário da esquerda, que investiu pesado em nomes carregados e antigos.

O mundo mudou, mas a esquerda não. A direita governou com mãos de ferro o Brasil por 500 anos, quando tomou uma porrada, que ficaram quase 15 anos fora do poder, foi o suficiente para tentar se reinventar. Não nos ideais, pois continuam os mesmos, mas nos seus membros. O que era PFL, envolvidos em diversos esquemas de corrupção pelo Brasil, se tornou o DEM, agora com caras novas.

A esquerda está emperrada de velhos políticos, e não investe na sua juventude, que possui gás e garra.  O PT tem vereador com 90 anos? O que ele estava fazendo lá pelo amor de Deus!? Isto só confirma que a esquerda estacionou no ostracismo, investindo pesado em velhos e cansados nomes, deixando sua juventude no banco, e essa juventude está debandando. E essa eleição veio para comprovar isso. O POVO QUER O RENOVO!

A outra grande falha, foi que a esquerda ao assumir o poder, esqueceu da sua maior riqueza: SUA MILITÂNCIA! Seus militantes mais apaixonados foram deixados para trás, por causa de políticos dos partidos da direita, que pularam para a esquerda, como ratos que debandaram do navio. E os seus militantes foram deixados à míngua, no esquecimento, sendo lembrados somente para suas manifestações políticas, como meio de pressão para barganhas.

Mas, retornando para a nossa realidade, nessa eleição quem tomou um duro golpe foi o Governador atual, Rui Costa na sua batalha política contra Acm Neto.

Acm Neto venceu em Salvador e Feira de Santana (Zé Ronaldo – DEM), os dois maiores colégios eleitorais, com mais de 70% dos votos válidos e venceu em Camaçari e Madre de Deus, cidades estratégica pela sua riqueza.

Rui Costa, se quiser mais um mandato em frente ao Palácio de Ondina, terá que urgentemente repensar sua estratégia de governo: dialogar mais com os setores sociais e trabalhistas (algo que a esquerda esqueceu), e principalmente mudar esse disco arranhado de Lula, Dilma e Golpe, porque não deu certo com Pelegrino em 2012 e o resultado foi mais desastroso em 2016. O atual governador deverá repensar muito bem as alianças, pois vimos que pode não dar certo.
Que a equipe de marketing do Governador, aprenda com a equipe de ACM Neto, que está muito competente em reduzir os erros e amplificar os acertos.

Para os servidores, tanto faz para quem vença: já que em uma coisa Rui Costa e ACM Neto tem em comum: Lascar com a vida do servidor público. Quando um cria uma maldade o outro copia em menos de 24h. Governador, mude sua postura com os servidores públicos, eles podem complicar bastante sua vida!

Para finalizar, a esquerda deverá rapidamente se reinventar, investir pesado na sua juventude, não somente usá-la em manifestações. Ou a esquerda troca seus velhos jogadores e coloca a prata da casa para entrar no jogo, ou será extinta juntamente com os seus dinossauros.

E por favor, antes de falar qualquer besteira dizendo que estou do lado de A ou B, leia o texto, se não entendeu leia de novo, ok?

Fiz esse texto desprendido de questões políticas pessoais. Fiz uma análise fria e calculista de tudo o que vem ocorrendo e me preocupa muito: Uma direita altamente conservadora retomando o poder com uma velocidade incrível, me deixa muito assustado com as consequências!

Por isso Sun Tzu já dizia em seu livro, A Arte da Guerra, que devemos analisar os adversários, aprender e aplicar o que eles fazem de melhor, excluir o que não deve, e aplicá-la de maneira mais eficiente. 

"Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas." 
Sun Tzu

Nenhum comentário

Cuidado: Quem escolhe falar o que quer, pode acabar ouvindo o que não quer. Então use as palavras com sabedoria, educação e inteligência ao postar ok? Abraços!!!