Últimas Notícias

Conheça o Ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta

Olá colegas, depois de me dar um breve recesso, estou retornando com as notícias relevantes para a nossa categoria. E nessa primeira matéria de 2019, vamos conhecer o novo Ministro da Saúde do novo governo: Luiz Henrique Mandetta.

Luiz Henrique Mandetta, de Campo Grande, nascido em 30 de novembro de 1964 é um militar, médico ortopedista e político brasileiro. Deputado federal desde 2011 e Ministro da Saúde no Governo de Jair Bolsonaro. Ele já é um velho conhecido da categoria.

Vida pessoal

É neto de Antonieta Tuzani Mandetta (1914-2010) e filho de Hélio Mandetta, um dos cinco filhos da matriarca. É primo do Senador Nelson Trad Filho, do Deputado Federal Fábio Trad, do Prefeito de Campo Grande Marquinhos Trad e do Vereador de Campo Grande Paulo Siufi Neto

Médico formado pela Universidade Gama Filho (UGF), com especialização em Ortopedia pelo serviço de Ortopedia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul UFMS, e sub especialização em Ortopedia Infantil pelo Scottish Rite Hospital for Children em Atlanta. 
Foi médico militar, no posto de tenente, no Hospital Central do Exército (HCE). Admitido como médico do corpo clínico da Santa Casa de Campo Grande (Março,1993-1995). Conselheiro Fiscal da Unimed Campo Grande (1998), Presidente do Conselho Fiscal da Unimed Campo Grande (1999), Conselheiro Técnico da Santa Casa de Campo Grande (2000) e Presidente da Unimed Campo Grande (2001-2004).

Carreira política

Deputado federal

Foi secretário de Saúde do Município de Campo Grande (2005-2010), durante a gestão de seu primo Nelsinho Trad, à época do PMDB, antes de ser eleito deputado federal em 2010 e reeleito em 2014, para a 55.ª legislatura (2015-2019), pelo DEM.

Votou a favor do Processo de impeachment de Dilma Rousseff. Posteriormente, foi favorável à PEC do Teto dos Gastos Públicos. Em abril de 2017 votou a favor da Reforma Trabalhista.  Em agosto de 2017 votou a favor do processo em que se pedia abertura de investigação do então Presidente Michel Temer.

Histórico de luta pela categoria de ACS e ACE.

Em diversos momentos, o então Deputado Federal Mandetta, se posicionou a favor da categoria, como por exemplo contra as Portarias que flexibilizavam contratação de ACS, apoiou a regulamentação do Piso Salarial dos ACS e ACE, dentre outras.

Indicação para o Ministério da Saúde

Em 20 de novembro de 2018, Mandetta foi confirmado pelo presidente eleito Jair Bolsonaro para assumir o Ministério da Saúde.

Denúncias e processos judiciais

Mandetta é investigado por fraude em licitação, tráfico de influência e caixa dois na implementação de um sistema de prontuário eletrônico enquanto era Secretário de Saúde da capital sul mato-grossense no governo de Nelson Trad Filho (PTB). 
Bolsonaro afirmou que a denúncia não seria motivo para impedir a sua nomeação, que Mandetta não é réu e que só uma acusação 'robusta' o tiraria do ministério.
Sobre a acusação de irregularidades durante sua gestão à frente da Secretaria de Saúde de Campo Grande, o deputado afirmou uma semana antes da confirmação para o cargo, que havia conversado com Bolsonaro sobre os detalhes do caso. Segundo ele, o presidente eleito afirmou que a denúncia apenas não seria motivo para impedir a sua nomeação.

Minha opinião

O Ministro Mandetta com certeza é uma pessoa que conhece a categoria e a ajudou quando sempre foi convocado. É uma indicação crucial e acertada, apesar das acusações não foge muito dos padrões dos outros ministros indicados pelo atual governo. Agora vamos ver se nossos pleitos serão atendidos pelo novo governo. Pelo menos foi acertada a decisão para os interesses de nossa categoria.

Nenhum comentário

Cuidado: Quem escolhe falar o que quer, pode acabar ouvindo o que não quer. Então use as palavras com sabedoria, educação e inteligência ao postar ok? Abraços!!!