Últimas Notícias

Prefeitura de Salvador elabora licitação de trailer para confecção de P.A's. Entenda mais!


Olá colegas, no dia 07/03 o Município de Salvador publicou um edital que deixou a categoria de orelha em pé: abriu licitação para aquisição de trailers que seriam usados como P.A's. Diante da polêmica, nosso blog vai buscar responder a inquietação da categoria e refletir algo sobre essa situação.


Como já dito os trailers é para a confecção de P.A's, devido a antiga luta da categoria para melhores condições de trabalho. Mas acredito que faltou diálogo com a categoria. Afinal, se nós é que vamos usar, porque não abrir o diálogo?

Quantos serão confeccionados?

Inicialmente o projeto prevê a construção de 5 unidades, de maneira experimental, podendo chegar até 20 no final do ano?

Como será a estrutura?

Infelizmente, não existe nenhuma imagem ilustrativa oficial de como será estes trailers. Mas a gestão mandou uma descrição. Veja abaixo:

Composta de perfis de Alumínio, montada sobre gabarito, unida através de cantoneiras e rebites de Alumínio. As estruturas são coladas e prensadas com material de alto desempenho, formando o revestimento interno e externo, com isolamento térmico. Dando à mesma uma espessura de 20 mm

•ISOLAMENTO: Isolamento termo acústico com placas de poliuretano.
• REVESTIMENTO DA ESTRUTURA: Laminado plástico industrial na cor branca permite assepsia.
REFRIGERAÇÃO: Aparelho de ar condicionado, dimensionado para o ambiente, tipo Split.

PISO

Assoalho de compensado de 15 mm com tratamento antimofo, revestido em piso bright com alta resistência a abrasão.

ACABAMENTO

As laterais, frente, traseira e teto são unidos através de frisos de perfis de Alumínio anodizado fosco, fixados através de parafusos auto atarraxante galvanizado. Perfil plástico preto de ½ cana para cobertura dos parafusos e acabamentos nos perfis de alumínio. Todas as uniões e junções são calafetadas com produto vedante flexível sikafle 221 (adesivo de um componente a base de poliuretano, de elasticidade permanente com cura acelerada que se polimeriza com a própria umidade do ar).

SISTEMA ELÉTRICO

Conversor e regulador de voltagem 127/220 v com potencia de 3kva. Luminárias do tipo LED para iluminação interna, tomada para ligação dos equipamentos (Computador e impressora). Caixa de distribuição protegida por disjuntores.

SINALIZAÇÃO EXTERNA.

De acordo com a legislação de transito em vigor.

TOLDO


Um toldo de enrolar simples comercial, na cor branca, com a marca da Prefeitura Municipal de Salvador, Secretaria de Saúde, vigilância da Saúde e Centro de Controle de Zoonoses.

Qual a previsão para começar a ser implementado?

Não tem previsão para ser implementado. Mas algumas empresas já impugnaram o edital, devido a falta de itens de segurança e etc.

Esse não é um projeto novo. Alex, ex-Agente de Endemias e criador do aplicativo Mosquito Zero, já criou algo, em 2013, mas que não saiu da gaveta.

Agora, vamos as críticas!

Acho muito importante a criação de locais específicos para a nossa categoria ter onde ficar, mas não posso deixar te pensar em algumas coisas:

Como será a manutenção desses lugares?

O trailer por si só não resolve, mas não podemos esquecer de outras coisas que são necessárias para que os agentes possam trabalhar:

  • Água para beber;
  • Sanitários (A licitação não prevê trailer com sanitário);
  • Uma pessoa responsável para limpar (o dever dos profissionais é manter o local limpo, mas cabe ao pessoal da limpeza de limpar o local de maneira adequada);
  • Segurança: onde ficarão esses trailers?
Não podemos somente pensar no espaço físico sem estrutura, porque se for dessa forma, os agentes ficarão em locais mais insalubres do que já são e atritos de maiores proporção.

Quero agradecer a Mundinho de Itapoã, pela ajuda em elaborar essa matéria, você foi fundamental! 

Veja abaixo a licitação:


Nenhum comentário

Cuidado: Quem escolhe falar o que quer, pode acabar ouvindo o que não quer. Então use as palavras com sabedoria, educação e inteligência ao postar ok? Abraços!!!