Qual é o perfil profissional e as funções do Técnico em Agente Comunitário de Saúde?
Olá colegas, em meio a "cortina de fumaça" que está querendo se criar para mudar o foco do reajuste do Piso Salarial, querendo falar da "reforma das atribuições dos ACS e ACE", nosso blog vai mostrar o perfil profissional que já existe, desde 2009, no caso dos ACS. Tudo foi retirado do Referencial Curricular do ACS.
Descrição das competências profissionais do Técnico em Agente Comunitário de Saúde:
Enquanto querem "reinventar a roda", trago para vocês o conjunto de Competências e Habilidades que o Técnico em Agente Comunitário em Saúde - TACS, irá desenvolver a aplicar depois de devidamente formado.
Lembrando que tudo foi feito em 2009, há 08 anos, e que muitos só fizeram o primeiro módulo. Essa matéria tem como objetivo esclarecer a categoria que não precisa de lei ou comissão para discutir as novas atribuições dos ACS e ACE. Na próxima falarei dos ACE's.
Lembrando que tudo foi feito em 2009, há 08 anos, e que muitos só fizeram o primeiro módulo. Essa matéria tem como objetivo esclarecer a categoria que não precisa de lei ou comissão para discutir as novas atribuições dos ACS e ACE. Na próxima falarei dos ACE's.
Agora me pergunto: para quê quer inventar algo que já existe e só falta aplicar?
Entenda como funciona, é divido em Habilidades (saber-ser) e em Competência:
O saber-ser incorpora:
a) interagir com os indivíduos e seu grupo social, com coletividades e a população;
b) respeitar valores, culturas e individualidades ao pensar e propor as práticas de saúde;
c)buscar alternativas frente a situações adversas, com postura ativa;
d) recorrer à equipe de trabalho para a solução ou encaminhamento de problemas
identificados;
e)levar em conta pertinência, oportunidade e precisão das ações e procedimentos que
realiza, medindo-se pelos indivíduos, grupos e populações a que refere sua prática profissional;
f)colocar-se em equipe de trabalho em prol da organização e eficácia das práticas de
saúde;
g) pensar criticamente seus compromissos e responsabilidades como cidadão e trabalhador.
A dimensão saber-fazer (domínio prático) e a dimensão saber-conhecer (domínio cognitivo) referentes a cada competência dimensionam a atuação desta categoria profissional. Entretanto, tais habilidades e conhecimentos não estão apresentados de forma hierarquizada, cabendo às instituições formadoras, no processo de construção dos programas de qualificação, identificar e organizar esta complexidade, considerando, inclusive, suas transversalidades.
Competência I – Integração da equipe de saúde com a população local
Desenvolver ações que busquem a integração entre as equipes de saúde e a população
adscrita à unidade básica de saúde, considerando as características e as finalidades do trabalho de
acompanhamento de indivíduos e grupos sociais ou coletividades.
Habilidades (saber fazer):
• trabalhar em equipe de saúde;
• promover a integração entre a equipe de saúde e a
população de referência adscrita à unidade básica de
saúde;
• identificar a importância do acompanhamento de
família no domicílio como base para o desenvolvimento
de suas ações;
• orientar indivíduos, famílias e grupos sociais quanto
aos fluxos, rotinas e ações desenvolvidas no âmbito
da atenção básica de saúde;
• realizar ações de coleta de dados e registro das
informações pertinentes ao trabalho desenvolvido.
Conhecimentos (saber)
• Processo de trabalho em saúde e suas características;
• Ética profissional.
• O Sistema Municipal de Saúde: estrutura, funcionamento
e responsabilidades.
• Informações normativas do SUS: legislação básica,
manuais da atenção básica, normas operacionais de
aplicação na atenção básica à saúde, regulamentação
dos programas de saúde da família e agentes
comunitários de saúde, portarias ministeriais relativas
ao trabalho em saúde comunitária.
• Estratégia de saúde da família na atenção básica à
saúde.
• História da formação do povo brasileiro e a
contribuição das etnias na construção da ciência, da
política, da economia, da cultura e das práticas de
saúde no Brasil.
• Direitos Humanos.
• Cultura popular e práticas populares no cuidado à
saúde.
• Informação e comunicação em saúde: conceitos,
importância e práticas.
• Estratégias de abordagem familiar e de grupos.
• Família: ampliação contemporânea do conceito,
especificidades e diferenças.
• Eventos vitais e sociais: nascimento, infância,
adolescência, maturidade e envelhecimento; adoecimentos
e morte; casamento, separação e uniões
familiares diversas; vida produtiva, aposentadoria e
desemprego; alcoolismo, drogas, violência intrafamiliar
e atos ilícitos; outros.
Competência II – Planejamento e avaliação
Realizar, em conjunto com a equipe, atividades de planejamento e avaliação das ações
de saúde no âmbito de adscrição da unidade básica de saúde.
Habilidades (saber fazer)
• estimular a população para participar do planejamento,
acompanhamento e avaliação das ações locais de saúde;
• realizar mapeamento institucional, social e demográfico em sua micro-área de atuação;
• analisar os riscos sociais e ambientais à saúde da
população de sua micro-área de atuação;
• realizar o cadastramento das famílias na sua micro-
área de atuação;
• consolidar e analisar os dados obtidos pelo
cadastramento;
• realizar ações que possibilitem o conhecimento, pela
população local, das informações obtidas nos levantamentos
sócio-epidemiológicos realizados pela equipe
de saúde;
• priorizar os problemas de saúde da população de sua
micro-área de atuação, segundo critérios estabelecidos
pela equipe de saúde e pela população local;
• participar da elaboração do plano de ação, sua
implementação, avaliação e reprogramação permanente
junto às equipes de saúde.
Conhecimentos (saber)
• Princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde
e Lei Orgânica da Saúde.
• Plano Municipal de Saúde.
• Cadastramento familiar e territorial: finalidade,
instrumentos, técnicas de registro da informação,
preenchimento do cadastro familiar, consolidação
e análise quantitativa e qualitativa dos dados.
• Interpretação demográfica.
• Mapeamento sócio-político e ambiental:
finalidade e técnicas.
• Conceitos de territorialização, micro-área e área
de abrangência.
• Técnicas de levantamento das condições de vida
e de saúde/doença da população.
• Indicadores epidemiológicos.
• Critérios operacionais para definição de
prioridades: indicadores sócio-econômicos,
culturais e epidemiológicos.
• Indicadores de produção da atenção à saúde
utilizados nas unidades básicas de saúde.
• Conceitos de eficácia, eficiência e efetividade em
saúde coletiva.
• Atendimento e internação domiciliar: conceito,
finalidades, implementação e avaliação dos
resultados.
• Estratégias de avaliação em saúde: conceitos,
tipos, instrumentos e técnicas.
• Conceitos e critérios de qualidade da atenção à
saúde: acessibilidade, humanização do cuidado,
satisfação do usuário e do trabalhador, equidade,
outros.
• Sistema de informação em saúde
Competência III – Promoção da saúde I
Desenvolver, em equipe, ações de promoção da saúde visando à melhoria da qualidade de
vida da população, à gestão social das políticas públicas de saúde e ao exercício do controle da
sociedade sobre o setor da saúde.
Habilidades (saber fazer)
• trabalhar em equipe de saúde;
• promover a integração entre a equipe de saúde e a
população de referência adscrita à unidade básica de
saúde;
• identificar a importância do acompanhamento de
família no domicílio como base para o desenvolvimento
de suas ações;
• orientar indivíduos, famílias e grupos sociais quanto
aos fluxos, rotinas e ações desenvolvidas no âmbito
da atenção básica de saúde;
• realizar ações de coleta de dados e registro das
informações pertinentes ao trabalho desenvolvido.
Conhecimentos (saber)
• Processo de trabalho em saúde e suas características;
• Ética profissional.
• O Sistema Municipal de Saúde: estrutura, funcionamento
e responsabilidades.
• Informações normativas do SUS: legislação básica,
manuais da atenção básica, normas operacionais de
aplicação na atenção básica à saúde, regulamentação
dos programas de saúde da família e agentes
comunitários de saúde, portarias ministeriais relativas
ao trabalho em saúde comunitária.
• Estratégia de saúde da família na atenção básica à
saúde.
• História da formação do povo brasileiro e a
contribuição das etnias na construção da ciência, da
política, da economia, da cultura e das práticas de
saúde no Brasil.
• Direitos Humanos.
• Cultura popular e práticas populares no cuidado à
saúde.
• Informação e comunicação em saúde: conceitos,
importância e práticas.
• Estratégias de abordagem familiar e de grupos.
• Família: ampliação contemporânea do conceito,
especificidades e diferenças.
• Eventos vitais e sociais: nascimento, infância,
adolescência, maturidade e envelhecimento; adoecimentos
e morte; casamento, separação e uniões
familiares diversas; vida produtiva, aposentadoria e
desemprego; alcoolismo, drogas, violência intrafamiliar
e atos ilícitos; outros
Competência IV – Promoção da saúde II
Desenvolver, em equipe, ações de promoção da saúde visando à melhoria da qualidade de
vida da população, à gestão social das políticas públicas de saúde e ao exercício do controle da
sociedade sobre o setor da saúde.
Habilidades (saber fazer)
• identificar a relação entre problemas de saúde e
condições de vida;
• identificar situações e hábitos presentes nas localidade
que são potencialmente promotores de saúde;
• organizar grupos de discussão;
• utilizar recursos de informação e comunicação
adequados à realidade local;
• implementar processos de reflexão, junto aos
indivíduos, grupos sociais e coletividades, acerca de suas
condições de saúde/doença;
• realizar atividades educativas;
• orientar indivíduos quanto ao autocuidado;
• orientar a população quanto a medidas de proteção à
saúde (alimentação; higiene pessoal; limpeza, acondicionamento
e destino do lixo, cuidados com a água e
dejetos; outras);
• orientar indivíduo e famílias quanto a medidas de
prevenção de acidentes domésticos;
• propor e implementar ações intersetoriais;
• estabelecer articulação com equipamentos sociais
(creches, asilos, escolas e outros);
• orientar a família e/ou portador de necessidades
especiais quanto às medidas facilitadoras para a sua
máxima inclusão social;
• apoiar ações sociais de alfabetização de crianças,
adolescentes, jovens e adultos;
• participar de reuniões do conselho local de saúde e de
outros conselhos locais;
• mobilizar a população para participar de reuniões do
conselho local de saúde e de outros conselhos locais.
Conhecimentos (saber)
• Processo saúde-doença-cuidado-qualidade de
vida e seus determinantes e condicionantes.
• Condições de risco social: violência, desemprego,
infância desprotegida, processos migratórios,
analfabetismo, ausência ou insuficiência de infraestrutura
básica, outros.
• Indicadores de saúde.
• Promoção da saúde: conceito e estratégias.
• Principais problemas de saúde da população e
recursos existentes para o enfrentamento dos
problemas.
• Intersetorialidade: conceito e dinâmica político administrativa
do município.
• Informação, educação e comunicação: conceitos,
diferenças e interdependências.
• Formas de aprender e ensinar em educação
popular.
• Cultura popular e sua relação com os processos
educativos.
• Participação e mobilização social: conceitos,
fatores que facilitam e/ou dificultam a ação
coletiva de base popular.
• Conceitos operados na sociedade civil contemporânea:
organizações governamentais e nãogovernamentais,
movimentos sociais de luta e
defesa da cidadania, das minorias, e pelo direito
às diversidades humanas.
• Lideranças: conceito, tipos e processos de
constituição de líderes populares.
• Pessoas portadoras de necessidades especiais:
abordagem, medidas facilitadoras da inclusão
social e direitos legais.
• Saúde da criança, do adolescente, do adulto e
do idoso.
• Estatutos da criança, do adolescente e do idoso.
Competência V – Planejamento e avaliação
Realizar, em conjunto com a equipe, atividades de planejamento e avaliação das ações
de saúde no âmbito de adscrição da unidade básica de saúde.
Habilidades (saber fazer)
• estimular a população para participar do planejamento,
acompanhamento e avaliação das ações locais de saúde;
• realizar mapeamento institucional, social e demográfico em sua micro-área de atuação;
• analisar os riscos sociais e ambientais à saúde da
população de sua micro-área de atuação;
• realizar o cadastramento das famílias na sua micro-
área de atuação;
• consolidar e analisar os dados obtidos pelo
cadastramento;
• realizar ações que possibilitem o conhecimento, pela
população local, das informações obtidas nos levantamentos
sócio-epidemiológicos realizados pela equipe
de saúde;
• priorizar os problemas de saúde da população de sua
micro-área de atuação, segundo critérios estabelecidos
pela equipe de saúde e pela população local;
• participar da elaboração do plano de ação, sua
implementação, avaliação e reprogramação permanente
junto às equipes de saúde.
Conhecimentos (saber)
• Princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde
e Lei Orgânica da Saúde.
• Plano Municipal de Saúde.
• Cadastramento familiar e territorial: finalidade,
instrumentos, técnicas de registro da informação,
preenchimento do cadastro familiar, consolidação
e análise quantitativa e qualitativa dos dados.
• Interpretação demográfica.
• Mapeamento sócio-político e ambiental:
finalidade e técnicas.
• Conceitos de territorialização, micro-área e área
de abrangência.
• Técnicas de levantamento das condições de vida
e de saúde/doença da população.
• Indicadores epidemiológicos.
• Critérios operacionais para definição de
prioridades: indicadores sócio-econômicos,
culturais e epidemiológicos.
• Indicadores de produção da atenção à saúde
utilizados nas unidades básicas de saúde.
• Conceitos de eficácia, eficiência e efetividade em
saúde coletiva.
• Atendimento e internação domiciliar: conceito,
finalidades, implementação e avaliação dos
resultados.
• Estratégias de avaliação em saúde: conceitos,
tipos, instrumentos e técnicas.
• Conceitos e critérios de qualidade da atenção à
saúde: acessibilidade, humanização do cuidado,
satisfação do usuário e do trabalhador, eqüidade,
outros.
• Sistema de informação em saúde.
Competência V – Prevenção e monitoramento de risco ambiental e sanitário
Desenvolver ações de prevenção e monitoramento dirigidas às situações de risco ambiental
e sanitário para a população, conforme plano de ação da equipe de saúde.
Habilidades (saber fazer)
• identificar as condições ambientais e sanitárias que
constituem risco para a saúde de indivíduos e
populações;
• informar à equipe de saúde e à população sobre a
ocorrência de situações de risco, na micro-área de atuação;
• identificar, na micro-área, as doenças relacionadas aos
problemas sanitários e ambientais locais;
• orientar indivíduos e grupos quanto a medidas de
redução ou prevenção de riscos ambientais e sanitários
em saúde;
• orientar moradores e famílias quanto aos cuidados
relacionados ao ambiente domiciliar e peridomiciliar;
• realizar o acompanhamento da micro-área, utilizando
indicadores definidos pela equipe de saúde.
Conhecimentos (saber)
• Conceito de ambiente saudável, enfoque de risco
e poluente.
• Condições de risco ambiental: poluição sonora,
do ar, da água e do solo, queimadas, desmatamentos,
calamidades, outros.
• Vigilância em saúde: epidemiológica, sanitária e
ambiental.
• Saneamento ambiental.
• Medidas de prevenção de riscos ambientais e
sanitários.
• Doenças prevalentes na micro-área relacionadas
aos problemas sanitários e ambientais: mecanismo
de transmissão e medidas de prevenção e
controle.
• Código de postura municipal e código sanitário
municipal e estadual.
Competência VI – Prevenção e monitoramento a grupos específicos e morbidades
Desenvolver ações de prevenção e monitoramento dirigidas a grupos específicos e a doenças
prevalentes, conforme definido no plano de ação da equipe de saúde e nos protocolos de saúde
pública.
Habilidades (saber fazer)
• identificar indivíduos ou grupos que demandam
cuidados especiais de saúde;
• orientar famílias e grupos na identificação de sinais
indicativos de problemas de saúde;
• comunicar à unidade básica de saúde da respectiva
micro-área os casos existentes de indivíduos ou grupos
que necessitam de cuidados especiais;
• encaminhar para a unidade básica de saúde as demandas
de atendimento identificadas na população da micro-
área, segundo critérios estabelecidos pela equipe de
saúde;
• sensibilizar familiares e seu grupo social para a
convivência com os indivíduos que necessitam de
cuidados especiais;
• registrar os acompanhamentos domiciliares, conforme
estabelecido pela unida básica de saúde;
• estimular indivíduos, famílias e grupos a participarem
de programas sociais locais que envolvam orientação e
prevenção da violência intra e interfamiliar;
• apoiar o acompanhamento da gravidez e puerpério,
conforme orientações da equipe de saúde;
• orientar as gestantes e seus familiares nos cuidados
relativos à gestação, parto e puerpério;
• orientar gestantes, puérperas e grupo familiar quanto
ao aleitamento materno e cuidados com o recém nascido;
• orientar famílias e grupos quanto à saúde sexual e
reprodutiva;
• acompanhar o crescimento e o desenvolvimento infantil
e a situação vacinal das crianças, conforme planejamento
da equipe de saúde;
• orientar indivíduos e famílias sobre as medidas de
prevenção e controle das doenças transmissíveis e não
transmissíveis.
Conhecimentos (saber)
• Anatomia e fisiologia do corpo humano.
• Diferentes fases do ciclo vital: características,
situações de vulnerabilidade e cuidados especiais.
• Doenças mais comuns por grupo etário, étnico,
inserção social e distribuição geográfica, com
ênfase nas características locorregionais.
• Saúde sexual e reprodutiva: sexualidade e
reprodução humana.
• Cartão da gestante: finalidade, leitura dos vários
tipos e interpretação dos dados.
• Saúde da mulher nos ciclos gravídico-puerperal
e no climatério.
• Direitos sexuais e reprodutivos: métodos de
planejamento familiar e paternidade responsável;
vantagens, desvantagens, indicações e contraindicações
dos métodos contraceptivos, formas
de acompanhamento, aspectos culturais relacionados
e promoção da autonomia.
• Direitos constitucionais relativos à licença
maternidade, paternidade, planejamento familiar
e aborto.
• Doenças prevalentes da infância: identificação
dos sinais de risco, medidas de prevenção,
encaminhamento e acompanhamento.
• Cartão da criança: finalidade, registro, leitura
dos vários campos, interpretação dos dados.
• Esquema vacinal.
• Aleitamento materno: importância, anatomia
e fisiologia da mama; mitos e técnicas de
amamentação; cuidados gerais com a mama.
• Desmame: período e a introdução gradual de
alimentos.
• Saúde bucal: conhecimentos gerais da anatomia
e funcionamento da cavidade bucal, principais
doenças bucais e mecanismos de prevenção e
controle das doenças bucais.
• Proteção e direitos das pessoas portadoras de
transtornos mentais e o modelo assistencial em
saúde mental, de acordo com a Lei 10.216/2001.
• Saúde do escolar: características da criança na
fase escolar, nutrição, detecção de fatores
indicativos de baixa acuidade visual e auditiva,
problemas posturais, cuidados preventivos às
doenças bucais e dermatoses, prevenção de
acidentes.
• Saúde do adolescente: características físicas,
psicológicas e sociais do adolescente; crescimento
e desenvolvimento; cuidados preventivos em
relação à gravidez precoce, às DST e Aids, ao uso
de drogas e à violência; redes de apoio familiar e
social.
• Saúde do idoso: características e necessidades
físicas, psicológicas e sociais do idoso; cuidados
preventivos em relação a acidentes e doenças
prevalentes; uso de medicamentos; situações e
sinais de risco; redes de apoio familiar e social.
• Doenças transmissíveis e não transmissíveis:
conceitos, sinais, sintomas e fatores de risco.
• Cadeia de transmissão de doenças: agentes
infecciosos, hospedeiros e mecanismos de
transmissão.
• O processo de resistência e imunidade do
hospedeiro e suas diversas respostas à agressão
do agente infeccioso.
• Medidas de prevenção individual e coletiva das
principais doenças transmissíveis e não transmissíveis.
• Doenças de notificação compulsória;
• Medidas de monitoramento das enfermidades
segundo protocolos de saúde pública.
• Sistema de Informação da Atenção Básica
(SIAB): conceito, finalidades, fluxo, preenchimento
dos formulários e análise dos dados.
Viram quanta coisa? Não precisa discutir nada! Vamos lutar pelo Reajuste do Piso Salarial, depois a formação Técnica da Categoria, CHEGA DE PALIATIVOS!
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